Dilma oferece ajuda brasileira à Bulgária, país do pai da presidente

Em: 6 de outubro de 2011
A bandeira da União Europeia foi, pelo menos ontem, substituída pela bandeira brasileira no portão do edifício da presidência da Bulgária
A bandeira da União Europeia foi, pelo menos ontem, substituída pela bandeira brasileira no portão do edifício da presidência da Bulgária

A bandeira da União Europeia foi, pelo menos ontem, substituída pela bandeira brasileira no portão do edifício da presidência da Bulgária. Um dia depois de dizer que o Brasil está pronto para ajudar a Europa a sair da crise, a presidente Dilma Rousseff assumiu uma postura de superpotência e tentou mostrar o que, na prática, faria para socorrer a Europa, e justamente no ponto mais fraco do bloco, a Bulgária.
No primeiro dia da visita de Dilma ao país de seu pai, a atitude foi correspondida pelo governo de Sófia e empresários locais. Tapete vermelho, honras militares, condecorações e famílias gritando o nome da brasileira pelas ruas fizeram parte do cenário.
O Palácio do Planalto tentou convencer os búlgaros de que as empresas nacionais estavam prontas para desembarcar no país, ainda que a realidade seja bem diferente. Dois acordos foram assinados e, num claro recado aos búlgaros, Dilma disse que a Marcopolo quer fazer parte das licitações no país e ela ficaria “muito satisfeita” se a empresa brasileira vencesse o contrato.
Outro sinal de ajuda seria aumentar a importação de produtos búlgaros, para ajudar as empresas locais. Para Dilma, será o mercado doméstico brasileiro em expansão que ajudará a compensar a queda nas vendas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar