A presidente Dilma Rousseff, reeleita neste domingo (26), venceu em todas as cidades de seis Estados brasileiros: Amazonas, Amapá, Sergipe, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.
A marca é menor do que a registrada no primeiro turno, quando ela venceu em sete. O Maranhão saiu da lista por causa da cidade de São Pedro dos Crentes, a única no Estado em que Aécio Neves (PSDB) foi vitorioso. E por apenas cinco votos: ele obteve 1.256 votos e ela, 1.251.
No primeiro turno, o município havia dado vitória à petista por larga margem: 1.141 contra 556 de Aécio, que ficou em terceiro. A segunda colocada foi Marina Silva, com 799 votos.
Em todos os Estados “100% Dilma”, ela ampliou a votação recebida no primeiro turno. O maior índice foi registrado em Sergipe, em que ela recebeu 28,3% mais votos neste domingo, chegando a 772,2 mil (67,01% dos votos válidos).
Por pouco, Dilma também não conseguiu ganhar em todas as cidades de Pernambuco, Estado que no primeiro turno havia dado vitória a Marina Silva (PSB), com 63,33% dos votos válidos -a petista ficou com 26,2%. No segundo turno, a presidente venceu em todas as cidades, exceto em Taquaritinga do Norte. Lá, Aécio ficou com 51,52% dos votos válidos (7.340).
O Acre, outro Estado que havia dado a vitória a Marina, com 58,36% dos votos válidos, no segundo turno optou por Aécio Neves. Ele, que havia recebido 22,53% dos votos válidos na primeira disputa, saltou para 69,30% no segundo turno.
Perderam votos no 2º turno
No segundo turno, com apenas dois candidatos, é natural que ambos os competidores ganhem votos, contando com a adesão de apoiadores dos derrotados na primeira votação. Mas, em ao menos 526 municípios (9,4% das 5.570 cidades do país), a eleição não seguiu a lógica. Nesses locais, a presidente Dilma Rousseff ou o tucano Aécio Neves perderam votos entre um turno e outro.
Isso aconteceu com Dilma em 461 municípios, sendo 208 no Rio Grande do Sul e 71 em Santa Catarina. Em ambos os Estados, o tucano foi mais votado, ficando com 53,93% e 65,70% dos votos válidos, respectivamente.
Na cidade de Caridade do Piauí (PI), que tem 4.505 eleitores registrados, o fenômeno foi o mais evidente do país. Dilma perdeu 12,01 pontos percentuais nos votos válidos, caindo de 84,42% para 72,41%. Enquanto isso, Aécio subiu 21,87 pontos percentuais, chegando a 27,59%.
Ou seja, apesar da queda no número de votos, a presidente venceu na cidade, algo que aconteceu também em outros 256 municípios. Em 77 cidades, o tucano virou sobre Dilma e ficou com a vitória no segundo turno. O candidato do PSDB sofreu perdas de votos em 65 municípios, sendo 48 em seu berço político, Minas Gerais -Aécio governou o Estado entre 2003 e 2010. Em dez cidades mineiras, Dilma virou sobre Aécio e saiu vencedora no segundo turno.
A petista venceu o tucano no Estado com 52,41% dos votos válidos.
Em 22 municípios, Aécio manteve a dianteira, apesar de ter perdido participação nos votos entre o primeiro e o segundo turno. Foi o caso de Santo Antônio do Rio Abaixo (MG), que tem 1.725 eleitores: o tucano perdeu 7,63% dos votos válidos, caindo de 59,72% para 52,09% na votação final.
Dilma venceu em todas cidades
Em: 28 de outubro de 2014
PRESIDENTE venceu em todas as cidades do Amazonas, Amapá, Sergipe, RN, PIAUÍ e Ceará
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Durigan: depois da eleição, a questão da tarifa dos EUA tem de se resolver
19 de setembro de 2026

Flávio: Lula colocou tropa de choque para defender Alexandre de Moraes
19 de setembro de 2026


BNDES já recebeu R$ 8,2 bilhões em pedidos de crédito do Brasil Soberano em dois dias
19 de setembro de 2026

Missão comercial leva empresas brasileiras ao Paraguai e à Argentina
18 de setembro de 2026


Nanoempreendedor está livre do CNPJ Técnico
18 de setembro de 2026

‘Passagem secreta’ e mais de R$ 700 mil: o que a polícia encontrou na casa de Milton Leite
18 de setembro de 2026