Diretores afirmam que TV pública depende de verba do Estado

Em: 18 de abril de 2008
Lins disse que, para ele, o melhor modelo de TV pública é o da rede dos EUA PBS. Para ele, “70%” do capital financeiro usado na PBS vem de doações dos telespectadores.
Lins disse que, para ele, o melhor modelo de TV pública é o da rede dos EUA PBS. Para ele, “70%” do capital financeiro usado na PBS vem de doações dos telespectadores.

Os jornalistas Tereza Cruvinel, diretora-presidente da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), vinculada ao governo federal, e Paulo Markun, diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, mantenedora da rádio e TV Cultura, ligada ao governo de São Paulo, disseram que as emissoras dependem de recursos do Estado e rechaçaram a idéia de que possam buscar agora doações de telespectadores para financiar suas atividades.
Eles participaram ao lado do ex-presidente da estatal Radiobrás e atual conselheiro da Fundação Padre Anchieta, Eugênio Bucci, de debate promovido pela Folha, em seu auditório, e pelo iFHC (Instituto Fernando Henrique Cardoso).
O debate foi mediado pelo novo ombudsman do jornal, Carlos Eduardo Lins da Silva. Ele deixará o cargo de apresentador do programa “Roda Viva”, da TV Cultura, antes de assumir sua nova função.
Durante o encontro, Lins da Silva disse que, para ele, o melhor modelo de TV pública é o da rede norte-americana PBS.
Segundo ele, “70%” do capital financeiro usado na PBS vem de doações dos telespectadores. O mediador indagou se isso poderia ser aplicado no Brasil.
Embora ache que, em linhas gerais, “temos que caminhar para que a sociedade pague a conta da comunicação pública”, Paulo Markun disse ainda acreditar que “é difícil a gente imaginar, a curto prazo, que o público seja capaz de se mobilizar para voluntariamente contribuir para o sustento da comunicação pública, botando a mão no bolso e pagando, todo mês, algum tipo de taxa voluntária”.
Para ele, esse tipo de apelo ao telespectador só poderia ocorrer após a implantação de “um serviço de qualidade, ter uma diferença que faça com que as pessoas se sintam dispostas a fazer esse tipo de ação”.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar