De coração novo, após forçada temporada no Hospital Sírio Libanês em São Paulo, o prefeito Amazonino Mendes retorna a Manaus de cabeça erguida e pronto para se transformar em peça importante no segundo turno (se houver) das eleições municipais de 2012. Neste domingo ele irá às urnas como qualquer cidadão comum cumprir o seu dever cívico para, depois, esquentar as baterias para intervir diretamente no processo eleitoral.
Para alguns cientistas políticos, Amazonino Mendes foi um fenômeno atípico no primeiro turno do atual processo eleitoral. Com 40% de rejeição junto aos manauaras, de acordo com os institutos de pesquisas, o prefeito pautou inserções, debates e propostas dos candidatos que almejam o seu lugar na PMM e que garantiram dar continuidade a programas sociais como o Leite do Meu Filho, Carretas da Mulher e Bolsa Universidade.
Geralmente, a praxe de qualquer político em campanha é manter distância de quem ostenta números negativos de popularidade como Amazonino. No entanto, de forma surpreendente, Artur Neto (PSDB), Vanessa Grazziotin (PCdoB), Henrique Oliveira (PR), Sabino Castelo Branco (PTB), Pauderney Avelino (DEM), Herbert Amazonas (PSTU) e Luiz Navarro (PCB) tomaram para si os programas sociais do “negão”, esperando canalizar votos.
Raposa velha da política do Estado, com três mandatos de governador e três de prefeito, além de um de senador, Amazonino ri do espetáculo. Um membro do seu secretariado, Vital Melo (PT), é vice na chapa de Vanessa Grazziotin, e da sua bancada de vereadores, a maioria apoia Artur Neto (PSDB). Alguns, como Wilker Barreto (PHS), simpatizam com Henrique Oliveira (PR). A raposa apenas ri.
Editorial: Amazonino surfa nas ondas dos programas sociais que pautaram eleições 2012
Em: 5 de outubro de 2012
De coração novo, após forçada temporada no Hospital Sírio Libanês em São Paulo, o prefeito Amazonino Mendes retorna a Manaus de cabeça erguida e pronto para se transformar em peça importante no segundo turno (se houver) das eleições municipais de 2012
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

CNI avalia que Política Nacional de Minerais Críticos fortalece a indústria brasileira
17 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Marisa Monte são indicadas
17 de setembro de 2026

Campanha de Lula aciona TSE e pede direito de resposta após propaganda eleitoral de Flávio
17 de setembro de 2026

Anúncio com a ressalva ‘só para rodar’ é sinal de documentação irregular
17 de setembro de 2026

Conselho sobre minerais críticos é detalhado com 18 competências e reforça teor geopolítico
17 de setembro de 2026

Brasil Soberano 3 começa a receber pedidos de empréstimos de empresas
17 de setembro de 2026

Produção agrícola brasileira superou R$ 927 bilhões em 2025
17 de setembro de 2026

Píer provisório do Chibatão segue para Itacoatiara e reforça logística durante vazante
17 de setembro de 2026