As famílias brasileiras continuam otimistas com o comportamento socioeconômico nacional, tanto para o período de um ano, como para prazo de até cinco anos. A constatação é do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a partir do IEF (Índice de Expectativas das Famílias) relativo a outubro, divulgado ontem. O otimismo, segundo o estudo, não abrange apenas as classes de menor renda ou grau de instrução.
A proporção dos que esperam melhor situação econômica do país nos próximos 12 meses varia de 55%, para quem recebe até um salário mínimo, a 64,7%, para quem recebe entre quatro e cinco mínimos. As demais faixas encontram-se entre esses percentuais, sendo que 59,5% dos que recebem mais de dez mínimos acreditam que a situação econômica melhorará nos próximos 12 meses.
Se o recorte levar em consideração a escolaridade, a variação da expectativa para o mesmo período fica entre 57,6% (para quem tem nível superior incompleto) e 64,4% (para quem tem nível médio incompleto).
Já a expectativa sobre a situação financeira da família daqui a um ano é bastante homogênea. O percentual de otimistas varia de 73,8%, para aqueles que ganham até um salário mínimo, a 85,9%, para aqueles que recebem de cinco a dez salários mínimos. A situação é similar quando o critério é o de escolaridade. O índice de otimismo para o período vai de 76,1%, no caso da parcela sem escolaridade, a 85,6%, para os que têm nível superior incompleto.
O estudo afirma que, entre os entrevistados, a dívida média caiu, entre agosto e outubro, de R$ 5.426 para R$ 4.220. Segundo a percepção das famílias, aproximadamente 75% acreditam estar pouco endividadas ou não terem dívidas.
Além disso, a pesquisa afirma que 92,9% das pessoas não planejam tomar financiamentos ou empréstimos nos próximos três meses. Entre aqueles com contas atrasadas, 38% acreditam que não conseguirão saldar seus compromissos.
O estudo do Ipea abrangeu 3.810 domicílios de mais de 200 municípios, em todas as unidades federativas. A margem de erro é de 5%.
Famílias continuam otimistas em relação à economia, constata Ipea
Em: 4 de novembro de 2010
As famílias brasileiras continuam otimistas com o comportamento socioeconômico nacional, tanto para o período de um ano, como para prazo de até cinco anos. A constatação é do Ipea, a partir do IEF relativo a outubro, divulgado ontem
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Mercado de beleza se divide entre preços baixos e luxo
16 de setembro de 2026

90% dos brasileiros mudam hábitos de compra para economizar
16 de setembro de 2026

STF provocou mal-estar cívico na população, diz Cármen Lúcia
16 de setembro de 2026

Cirurgias eletivas pelo SUS passam de 7,5 milhões no primeiro semestre
16 de setembro de 2026


Bets reduzem consumo e atividade econômica, diz pesquisa da USP
15 de setembro de 2026

Flávio Dino pede vista de julgamento sobre Moraes e Mendonça
15 de setembro de 2026
