A Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas) divulgou ontem a lista de contemplados para viagens de apresnetação no âmbito do Edital 017/2009 na segunda chamada do Pape (Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos).
Ao todo foram aprovadas 60 solicitações, sendo 52 para eventos nacionais e oito para eventos internacionais. Os contemplados apresentarão trabalhos científicos e/ou tecnológicos de sua autoria, ainda não publicados, resultante de pesquisa desenvolvida no Amazonas.
Dentre os trabalhos apresentados em eventos nacionais, o maior número foi da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), que irá representar o Amazonas com 33 artigos científicos, sendo um do município de Parintins. A UEA (Universidade do Estado do Amazonas) levará para o conhecimento dos diversos acadêmicos do Brasil 16 pesquisas, sendo três do municípios de Parintins.
Para os eventos internacionais, a maior representatividade se dá por meio do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) com três trabalhos que serão apresentados em Portugal, na Espanha e nos Estados Unidos. Os representantes da Ufam irão para a Itália e para a Inglaterra, já a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) apresentará um trabalho em Portugal.
Para conceder as passagens aéreas nacionais, a Câmara de Assessoramento Científico da Fapeam dá prioridade às propostas nas quais o proponente tenha vínculo com instituições situadas no interior do Estado. O candidato precisa ser estudante bolsista da Fapeam nas modalidades de iniciação científica, mestrado ou doutorado, por exemplo.
Quanto à concessão de passagens aéreas para participação em eventos fora do país, o candidato precisa ser doutor, com vínculo empregatício em instituição de pesquisa e/ou ensino superior (Ipes), órgão público ou ONG (Organização Não -Governamental) com experiência em ciência, tecnologia e inovação (CT&I), ou doutor, bolsista do programa de desenvolvimento científico regional (DCR). Mais informações podem ser obtidas por meio do edital do Pape.
A próxima chamada será para eventos que acontecem no período de outubro a dezembro de 2010. Os proponentes devem enviar a documentação, de acordo com os requisitos presentes no edital, até 09 de julho.
O programa apoia a participação de pesquisador/professor/estudante qualificado em eventos científicos e tecnológicos.
Fapeam aprova candidatos para o Pape
Em: 1 de junho de 2010
A Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas) divulgou ontem a lista de contemplados para viagens de apresnetação no âmbito do Edital 017/2009 na segunda chamada do Pape
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

CNI avalia que Política Nacional de Minerais Críticos fortalece a indústria brasileira
17 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Marisa Monte são indicadas
17 de setembro de 2026

Campanha de Lula aciona TSE e pede direito de resposta após propaganda eleitoral de Flávio
17 de setembro de 2026

Anúncio com a ressalva ‘só para rodar’ é sinal de documentação irregular
17 de setembro de 2026

Conselho sobre minerais críticos é detalhado com 18 competências e reforça teor geopolítico
17 de setembro de 2026

Brasil Soberano 3 começa a receber pedidos de empréstimos de empresas
17 de setembro de 2026

Produção agrícola brasileira superou R$ 927 bilhões em 2025
17 de setembro de 2026

Píer provisório do Chibatão segue para Itacoatiara e reforça logística durante vazante
17 de setembro de 2026