O assassinato do líder comunitário Rômulo José Mesquita, 48 anos, na última terça-feira, (8), na zona leste de Manaus, no bairro Monte Sião, próximo a avenida Grande Circular (Autaz Mirim), por traficantes que atuam naquela área foi lamentada na quinta-feira (9), pelo deputado estadual Fausto Souza (PSD) na Assembleia Legislativa do Amazonas.
Em clima de revolta, o deputado lamentou a morte do líder comunitário do Monte Sião, que também era presidente do Conselho de Segurança da Zona Leste. Ele vinha atuando em uma pequena sala dentro de 4° DIP (Distrito Integrado de Polícia), auxiliando a instituição com denúncias de atos ilícitos que são praticados no bairro, o que teria sido a causa de sua morte.
“Esse rapaz foi barbaramente assassinado com oito tiros na cabeça. Ele era uma pessoa abnegada pela melhoria e condições dignas de vida para a população do bairro, não tinha medo de ameaças, tanto é que denunciava a atuação de traficantes no conselho de segurança”, disse Fausto.
O assassinato causou revolta e indignação junto à população da zona leste que vê aterrorizada o crescimento e atuação indiscriminada desses traficantes na cidade de Manaus e nada se faz para conter esse crescimento. “Ao contrário, os traficantes, vendo que estão sendo denunciados pelos líderes comunitários, ameaçam eles de morte e, em seguida, cumprem a promessa como ocorreu com Rômulo Mesquita”.
Segundo Fausto Souza, todos os dias se vê atos de violência nas manchetes de jornais da cidade. “Essa situação deve ter um fim a curto prazo e, mais necessário ainda é que a polícia dê segurança aos líderes comunitários, pois eles estão expostos à ação ‘daninha’ dessas pessoas que não dão valor à vida humana”, assinalou.
De acordo com Fausto Souza, “a violência corre solta” mesmo com a atuação firme das polícias Civil e Militar que todos os dias estão nas ruas combatendo esse tipo de violência.
Fausto Souza lamenta morte de líder
Em: 10 de fevereiro de 2012
Em clima de revolta, o deputado lamentou a morte do líder comunitário do Monte Sião, que também era presidente do Conselho de Segurança da Zona Leste
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Mercado de beleza se divide entre preços baixos e luxo
16 de setembro de 2026

90% dos brasileiros mudam hábitos de compra para economizar
16 de setembro de 2026

STF provocou mal-estar cívico na população, diz Cármen Lúcia
16 de setembro de 2026

Cirurgias eletivas pelo SUS passam de 7,5 milhões no primeiro semestre
16 de setembro de 2026


Bets reduzem consumo e atividade econômica, diz pesquisa da USP
15 de setembro de 2026

Flávio Dino pede vista de julgamento sobre Moraes e Mendonça
15 de setembro de 2026
