A agricultura familiar do Estado do Amazonas teve uma queda na produção em relação ao ano passado, consequência do forte calor causado pelo verão e da falta de iniciativas políticas para incentivar os pequenos produtores.
A afirmação é do coordenador técnico da Arcafar/AM (Associação das Casas Familiares Rurais do Amazonas), Adalberto Guerreiro. Para ele, a grande dificuldade é o fortalecimento de recursos para que o agricultor possa desenvolver e vender a produção dele. “O nosso Estado está muito quente, alguns lugares chegam a 50 graus e nem todos os agricultores tem o sistema de bombas para abastecimento de água, o que prejudica a produção”. Além desse problema, a falta de crédito para financiamentos de carro, barco ou lancha também prejudica a situação desses trabalhadores segundo o coordenador. “Como o produtor não tem transporte, acaba caindo na mão dos atravessadores e perdendo seu lucro, quando não, perde para aqueles que possuem maiores recursos, desmerecendo o trabalho das pequenas famílias que abastecem grandes demandas,” explica. Guerreiro ressalta que a baixa produção não afetou todos os municípios igualmente, alguns mantiveram a sua produção, porém, o Estado como um todo apresentou queda.
De acordo a Sepror (Secretaria do Estado e da Produção Rural), aproximadamente 70% dos alimentos consumido no Estado são oriundos da agricultura familiar sendo a atividade desenvolvida em 62 municípios do Amazonas, especificamente no meio rural, o qual está presente no ecossistema de várzea e terra firme se diferenciando em relação às demais regiões do país em virtude das questões ambientais e da tradição agroextrativista.
O secretário executivo adjunto de políticas agropecuárias e florestais da Sepror, Ayrton Schneider, aponta que existe uma média de 270 mil agricultores no Estado do Amazonas atuando na geração direta de três ocupações econômicas por família, onde perfazem um montante de 810 mil pessoas que desempenham as atividades correlatas ao seu ambiente. “Estas pessoas contribuem na preservação da agrobiodiversidade, manutenção das famílias na atividade de geração econômica, democratização dos meios de produção, além de criar novas oportunidades de meios de sustento reduzindo o êxito rural,” segundo o dirigente, a distância da exploração das atividades econômicas em relação ao centro dos consumidores é uma grande dificuldade enfrentada pelos agricultores, além da falta de infraestrutura de apoio (escoamento), regularização ambiental e fortalecimento dos serviços de assistência técnica e extensão rural entre outros problemas.
Forte calor traz prejuízo para agricultura familiar no Estado
Em: 30 de agosto de 2011
A agricultura familiar do Estado do Amazonas teve uma queda na produção em relação ao ano passado, consequência do forte calor causado pelo verão e da falta de iniciativas políticas para incentivar os pequenos produtores
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Mercado reduz projeção da Selic para 13,50%
21 de setembro de 2026

Feira de Livros do Sesc Amazonas homenageia Milton Hatoum
21 de setembro de 2026

Coari recebe encontro do Sebrae que propõe novas soluções para diversificar a economia local
21 de setembro de 2026

Real acumula perda de mais de 80% frente ao dólar
21 de setembro de 2026

LG lidera mercado brasileiro de monitores em valor e bate recorde na subsidiária brasileira
21 de setembro de 2026

Dólar no fim de 2026 segue em R$ 5,20 pela 14ª semana consecutiva, projeta Focus
21 de setembro de 2026

Brasil fecha Copa do Mundo de ginástica com mais cinco pódios
21 de setembro de 2026

Recomendações de criadores já levaram 76% dos consumidores à compra
21 de setembro de 2026