Governo decide manter produção em termelétricas

Em: 11 de outubro de 2010
Mesmo com o início das chuvas, o governo decidiu manter no sistema elétrico cerca de 5 mil megawatts que estão sendo produzidos em usinas termelétricas movidas a gás natural.
Mesmo com o início das chuvas, o governo decidiu manter no sistema elétrico cerca de 5 mil megawatts que estão sendo produzidos em usinas termelétricas movidas a gás natural.

Mesmo com o início das chuvas, o governo decidiu manter no sistema elétrico cerca de 5 mil megawatts que estão sendo produzidos em usinas termelétricas movidas a gás natural.
Esta foi uma das decisões tomadas na última sexta-feira em reunião do CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico).
Segundo o diretor-geral do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Hermes Chipp, essas usinas estão funcionando há cerca de três semanas.
Ele esclareceu que se trata de uma medida de precaução para garantir que os principais reservatórios de hidrelétricas do País se mantenham com bons estoques até o início mais firme do período úmido da Região Norte.
Com isso, a usina de Tucuruí, no Pará, poderá enviar energia para o Nordeste, aliviando outras partes do sistema, como as Regiões Sudeste e Centro-Oeste.
Ele explicou ainda que o governo aguarda a confirmação da esperada reversão do fenômeno La Niña, o que levará mais chuvas aos reservatórios.
“A La Niña está se revertendo, está chovendo bastante nos reservatórios, como na cabeceira do São Francisco”, disse Chipp, salientando que a reversão, entretanto, ainda não é garantida.
Na virada de 2007 para 2008, houve no sistema elétrico receio de que poderia faltar energia devido ao atraso do período chuvoso.
Na ocasião, térmicas a óleo e a carvão tiveram que se juntar às térmicas a gás para socorrer o sistema. Chipp ressaltou que a situação hoje é diferente, os reservatórios estão com mais água e naquela época o governo não trabalhava com a política de nível meta, que consiste em um controle rígido dos reservatórios, com acionamento prévio de termelétricas para assegurar que os estoques de água cheguem no final do ano a patamares razoáveis.
“Naquela época (fim de 2007, começo de 2008), Sobradinho (BA) estava com 13% da capacidade e Três Marias (MG) a 27%. Hoje estamos aproximadamente com 44% em média”, disse.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar