O Hemoam, banco de sangue público do Amazonas, está convocando doadores a comparecer aos postos de coleta do hemocentro visando regularizar o estoque que está em situação crítica. A convocação abrange todos os tipos sanguíneos e os de fatores Rh positivo e negativo. Doadores acima 40 anos são os principais convocados.
A grande baixa no estoque é motivada pela inaptidão na triagem clínica por conta dos candidatos a doação de sangue comparecerem ao Hemoam já imunizados contra rubéola. “Estamos apresentando, desde a última sexta-feira, um alto índice de candidatos que receberam a vacina. Todos estão inaptos para doar sangue por no mínimo 30 dias”, disse o coordenador do Ciclo do Sangue, Lasmar Roberto Alves.
A vacinação contra a rubéola acontece em todo o país, atingindo homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos. A vacina é produzida a partir do vírus atenuado da rubéola. “É a faixa etária que mais doa sangue no Hemoam. Muitos candidatos a doação estão comparecendo ao hemocentro depois de se vacinar e dessa forma não passam na triagem. Nosso estoque está baixando muito. Quem não se vacinou, pode vir doar que estaremos oferecendo aqui na instituição a imunização contra a doença após a doação”, disse Lasmar. O Hemoam necessita do comparecimento de, no mínimo, 250 pessoas por dia para atender sem problema todas as demandas das unidades de urgência e emergência de Manaus.
Doar sangue é muito simples. Entre os requisitos para a doação, o candidato deve ter boa saúde, pesar 50 quilos ou mais, além de ter entre 18 e 65 anos, e nesta campanha em específico, não ter sido vacinado contra a rubéola. O voluntário à doação deve portar documento de identidade e estar bem alimentado.
Hemoam precisa regularizar estoque de sangue
Em: 2 de setembro de 2008
O Hemoam, banco de sangue público do Amazonas, está convocando doadores a comparecer aos postos de coleta do hemocentro visando regularizar o estoque que está em situação crítica
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

CNI avalia que Política Nacional de Minerais Críticos fortalece a indústria brasileira
17 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Marisa Monte são indicadas
17 de setembro de 2026

Campanha de Lula aciona TSE e pede direito de resposta após propaganda eleitoral de Flávio
17 de setembro de 2026

Anúncio com a ressalva ‘só para rodar’ é sinal de documentação irregular
17 de setembro de 2026

Conselho sobre minerais críticos é detalhado com 18 competências e reforça teor geopolítico
17 de setembro de 2026

Brasil Soberano 3 começa a receber pedidos de empréstimos de empresas
17 de setembro de 2026

Produção agrícola brasileira superou R$ 927 bilhões em 2025
17 de setembro de 2026

Píer provisório do Chibatão segue para Itacoatiara e reforça logística durante vazante
17 de setembro de 2026