A população já pode acessar, gratuitamente, a internet banda larga disponível em todos os seis PACs (Pronto Atendimento ao Cidadão) de Manaus – Educandos, Porto/Centro, São José, Compensa, Alvorada e Cidade Nova. A ação é resultado de uma parceria firmada entre a empresa Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam) e a Ouvidoria-Geral, órgãos do Governo do Estado.
O diretor presidente da Prodam, Tiago Paiva, explica que o usuário pode acessar a rede mundial de computadores, utilizando tecnologia wireless (sem fio), com velocidade de 2 megabits.
“A navegação na internet deverá ser feita através de equipamentos móveis, de propriedade do usuário, como celulares, tablets, laptops e netbooks”, esclarece. O internauta, diz ele, precisa apenas fazer o seu cadastramento no sistema, inserindo dados pessoais no campo de autenticação – nome e CPF, além de digitar e confirmar uma senha.
Além do acesso, já disponível, até março cada PAC terá espaços especialmente planejados (baias) para receber os usuários de computadores portáteis (laptops e netbooks), com maior conforto. “Independente do espaço físico, o cidadão terá acesso ao sistema, estando em um raio de até 300 metros de distância do PAC”, frisa Tiago Paiva. Segundo ele, o investimento inicial destinado à instalação da rede foi de R$ 70 mil.
O diretor destaca que a iniciativa faz parte do projeto Amazonas Digital, desenvolvido pelo órgão, com a missão de promover a inclusão digital junto às populações sem acesso aos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação.
O diretor adianta que a Prodam já está realizando estudos de viabilidade técnica, que deverão resultar no acesso à internet, sem fio, também em delegacias e em escolas da rede pública, na próxima fase do Projeto Amazonas Digital.
A ouvidora-geral do Estado, Zanele Teixeira, frisa que o serviço irá ampliar os esforços da Ouvidoria na área de inclusão digital. O órgão já disponibiliza, nos PACs, curso básico de informática, como parte do seu programa de inclusão, que já promoveu a formação de mais de 7 mil pessoas.
Internet sem fio nos PACs da cidade
Em: 2 de janeiro de 2012
A população já pode acessar, gratuitamente, a internet banda larga disponível em todos os seis PACs (Pronto Atendimento ao Cidadão)
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

IBS e CBS: empresas terão de redobrar atenção com Nota de Débito
18 de setembro de 2026

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro
18 de setembro de 2026

O boom do mercado livre de energia no Brasil e a busca por contratos verdes
18 de setembro de 2026

Seca no Norte pode elevar custo de transporte de contêineres em até 150%, diz consultoria
18 de setembro de 2026

Justiça Eleitoral rejeita cerca de 1,2 mil registros de candidatura
18 de setembro de 2026

CNI avalia que Política Nacional de Minerais Críticos fortalece a indústria brasileira
17 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Marisa Monte são indicadas
17 de setembro de 2026

Campanha de Lula aciona TSE e pede direito de resposta após propaganda eleitoral de Flávio
17 de setembro de 2026