O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, ontem, que quer aproveitar o “acúmulo de acertos” do governo na área social depois que deixar a Presidência da República. Ele destacou que a ideia é trocar experiências com países da América do Sul, do Caribe e da África. Ele, no entanto, ainda não há planos concretos sobre o tema. “Obviamente, o que nós queremos é que as pessoas conheçam o que nós estamos fazendo para adaptar, em função da realidade deles, os programas, do jeito que eles entenderem que devam colocar em prática”, afirmou Lula durante o programa semanal de rádio “Café com o Presidente”. As informações são da Agência Brasil.
Em outubro, os eleitores brasileiros terão de escolher um entre nove candidatos à sucessão presidencial. Esta será a primeira vez, desde a redemocratização do país, que o eleitor não terá Lula como candidato à Presidência da República.
Ao comentar a série de visitas feitas na semana passada a países africanos, o presidente afirmou que o Brasil tem uma dívida histórica com o continente.
Segundo ele, a África não deve ser tratada como algo secundário, mas como prioridade pelo governo brasileiro. “É muito importante para o Brasil fazer essas viagens porque o Brasil, primeiro, tem compromissos históricos, compromissos políticos de ajudar o Continente Africano a se desenvolver”, disse.
“O Brasil tem uma dívida histórica com os africanos, e nós achamos que essa dívida não pode ser paga com dinheiro. Ela é paga com solidariedade, com gestos políticos e com ajuda”, completou.
Lula destacou projetos desenvolvidos pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em Gana e lembrou que a balança comercial entre o Brasil e a África passou de US$ 5 bilhões em 2002 para US$ 26 bilhões este ano.
Lula diz querer ser mediador de acordos quando deixar o cargo
Em: 12 de julho de 2010
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, ontem, que quer aproveitar o “acúmulo de acertos” do governo na área social depois que deixar a Presidência da República
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também


Preços maiores sustentam alta das exportações aos EUA em agosto
6 de setembro de 2026

Eleições 2026: saiba o que é permitido e proibido no dia da votação
6 de setembro de 2026

No Dia da Amazônia, campanha pede que eleitor vote por floresta em pé
5 de setembro de 2026

Rock in Rio: Como a Geração Z revoluciona o mercado de festivais
5 de setembro de 2026

AGU diz que não agiu em nome da PF para tirar Mendonça: ‘Intervenção processual’
5 de setembro de 2026

Lula diz que Trump quer ‘acabar com o Pix’ e afirma que defenderá sistema de pagamentos
5 de setembro de 2026

Cidades planejadas transformam o desenvolvimento da Amazônia
5 de setembro de 2026