O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desistiu de ir à reunião do G20, que acontece neste final de semana em Toronto, no Canadá. De acordo com o ministro Celso Amorim (Relações Exteriores), Lula decidiu permanecer no Brasil para acompanhar os trabalhos de apoio a moradores de Alagoas e Pernambuco, atingidos pelas chuvas.
“Ele [Lula] me comunicou que não irá à reunião do G20. O ministro Mantega [o representará porque ele deseja ficar no Brasil acompanhando as medidas que têm sido tomadas em relação aos problemas das enchentes no Nordeste”, disse Amorim.
Segundo Amorim, Lula se disse “chocado” com a destruição que viu na região. Já são pelo menos 51 os mortos devido às chuvas que atingiram Alagoas e Pernambuco nos últimos dias. No total, 155 mil pessoas tiveram que deixar suas casas. São 87 municípios atingidos: 59 em Pernambuco e 28 em Alagoas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, durante visita à região, a liberação de R$ 550 milhões imediatos para auxiliar as vítimas das chuvas nos dois Estados.
Amorim negou que o desfecho do episódio envolvendo a participação de Brasil na negociação sobre o programa nuclear iraniano tenha influenciado na decisão do presidente de não comparecer à reunião do G20.
O acordo firmado por Brasil, Turquia e Irã, que previa o envio do urânio iraniano para enriquecimento no exterior, não foi apoiado pelos países do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), que, EUA à frente, aprovaram nova rodada de sanções contra o país persa. “O Irã não vai ser discutido no G20, que trata de temas econômicos”, afirmou Amorim. Ele disse que o Brasil ainda pode participar de negociações envolvendo o programa nuclear iraniano.
“Nós temos recebido até pedidos de alguns países ocidentais de que o Brasil e a Turquia continuem envolvidos. Nós temos conversado com o Irã também, porque, evidentemente, não adianta você ter o pedido de um lado e o outro não estar de acordo.”
Lula falta ao G20 para tratar de enchentes
Em: 28 de junho de 2010
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desistiu de ir à reunião do G20, que acontece neste final de semana em Toronto, no Canadá
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Dólar no fim de 2026 segue em R$ 5,20 pela 14ª semana consecutiva, projeta Focus
21 de setembro de 2026

Brasil fecha Copa do Mundo de ginástica com mais cinco pódios
21 de setembro de 2026

Recomendações de criadores já levaram 76% dos consumidores à compra
21 de setembro de 2026

Varejo cresce, mas consumidor reduz ritmo em compras de maior valor
21 de setembro de 2026

Brasil e EUA: entenda as relações após alerta sobre eleições
21 de setembro de 2026

ONU: Lula defende multilateralismo e reforma do Conselho de Segurança
21 de setembro de 2026

No 1º turno, Lula tem 40%, Flávio, 37%, e Augusto Cury, 6%, aponta pesquisa BTG/Nexus
21 de setembro de 2026

Petrobras batiza primeiro navio a navegar com tripulação 100% feminina
19 de setembro de 2026