Para a oposição, a viagem é eleitoral e antecipa a pré-campanha em favor da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) – que acompanha Lula na viagem.
“Transposição não rima com eleição nem com sucessão. É um sonho antigo desse país, reconhece a história, reconhece a covardia de alguns”, afirmou ele na sexta-feira em entrevista após após encontro com trabalhadores em Cabrobó (PE).
Lula disse que não vê diferença entre sua participação em atos públicos hoje e as assembleias de trabalhadores do seu tempo de sindicalista em porta de fábricas.
Em Cabrobó, Lula nega caráter eleitoral de viagem ao Nordeste ao lado de Dilma
“Quando eu era sindicalista, qualquer ato era uma assembleia. Qual a diferença de fazer um ato público ou um comício? Eu, sinceramente, acho que não cometi nenhum ato falho. Se conseguir juntar mais de uma pessoa, se tiver duas é ato público. Se tiver três é comício, e 50 é assembleia daquelas grandes que eu fazia lá em São Bernardo”, afirmou.
A oposição vai protocolar na próxima terça-feira um pedido de informações à Casa Civil para ter acesso aos gastos da viagem do presidente Lula ao Nordeste. Na segunda-feira, lideranças do DEM e do PSDB devem discutir se acionam a Justiça Eleitoral acusando o presidente de uso indevido da máquina pública e de antecipar a campanha eleitoral.
Para o presidente Lula, a oposição não tem o que fazer. “Olha, pobre da oposição que não tem o que fazer. Pobre. Eu acho que a ociosidade é uma das desgraças da humanidade. Bote um bando de homem junto, sem ter o que fazer, é a desgraça. Então, eles em vez de ficarem olhando o que eu estou fazendo, eles deveriam olhar o que eles estão fazendo. Seria mais fácil, deveriam lembrar do tempo que eles governaram, porque a gente não pode ficar, ficar fazendo a discussão em um nível menor”.
Lula recomendou que seus adversários visitem mais obras e trabalhem mais se quiserem ganhar eleição. “Não pode levar em conta que projeto eleitoral atrapalha você para administrar. Acho o seguinte: quem quiser ganhar eleição, que trabalhe. Como presidente não posso ficar preocupado com coisa menor”.
Explicações sobre gastos
A oposição vai protocolar na próxima terça-feira um pedido de informações à Casa Civil para ter acesso aos gastos da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Vale do São Francisco, no Nordeste do país.
Lideranças do partido Democratas e do PSDB devem discutir se acionam a Justiça Eleitoral acusando o presidente de uso indevido da máquina pública e de antecipar a campanha eleitoral durante a viagem em favor de candidatos da base governista ao Palácio do Planalto.
No requerimento que será entregue à Casa Civil, o líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), questiona o custo da viagem, se havia previsão orçamentária e quais autoridades fazem parte da comitiva e a função de cada uma delas na viagem. O PSDB também quer saber se a presença de pré-candidatos à sucessão presidencial na comitiva não caracteriza campanha eleitoral antecipada.
No texto, o líder afirma que logo no primeiro dia, “o presidente Lula já participou de solenidades com outros políticos e fez discurso em cima de um palanque, agindo politicamente com fins eleitorais, o que nitidamente caracteriza antecipação de campanha”.
“Acho oportuno (essa discussão) porque estamos perdendo a fronteira do que pode ou não pode. Porque é desigual a oposição por mais organizada e forte que seja não tem condições de concorrer em pé de igualdade algo tem que ser feito”, disse o deputado Gustavo Fruet (PR).
O presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), disse que o partido está reunindo imagens e áudios que possam caracterizar a antecipação de campanha. “Nós estamos buscando as imagens que vão caracterizar a utilização da máquina pública e a antecipação da campanha eleitoral. Não há dúvidas de que o presidente Lula está passando por cima da legislação eleitoral e fazendo campanha”, disse.







