Manaus deve substituir óleo por gás em uma semana

Em: 8 de outubro de 2010
O Ministério das Minas e Energia informou que as termelétricas de Manaus vão começar a usar gás, em vez de óleo combustível, a partir do próximo dia 15. No total, são sete unidades, duas da Eletrobrás e cinco privadas
O Ministério das Minas e Energia informou que as termelétricas de Manaus vão começar a usar gás, em vez de óleo combustível, a partir do próximo dia 15. No total, são sete unidades, duas da Eletrobrás e cinco privadas

O Ministério das Minas e Energia informou que as termelétricas de Manaus vão começar a usar gás, em vez de óleo combustível, a partir do próximo dia 15. No total, são sete unidades, duas da Eletrobrás e cinco privadas.
O prazo inicial para a conversão do combustível para gás, menos poluente, era a última sexta-feira, 1º. O gasoduto Urucu-Manaus foi inaugurado em 2009 e está subutilizado.
O empreendimento custou R$ 5 bilhões. Ainda assim, Manaus e a região vêm sofrendo com problemas no fornecimento de energia nas últimas semanas.
Na última quarta-feira, 6, o ministro Márcio Zimmerman esteve na cidade e disse que o presidente Lula ficou “irritado” com os problemas na região.
“O presidente, quando falou comigo, estava muito irritado. Com todo o investimento que tem sido feito em Manaus, porque ocorre esse problema? É por isso que nós viemos aqui, priorizar. Se não estivéssemos fazendo nada, mas se vem fazendo. O que vem agora é uma ação emergencial”, declarou Zimmermann, em entrevista na sede do governo do Amazonas, ao lado do governador reeleito, Omar Aziz (PMN).
Sobre os apagões, afirmou que ocorrem por causa da sobrecarga nos transformadores. Ele disse que 425 transformadores serão substituídos nos próximos 20 dias. “Essa é uma medida prática que começa a surtir efeito imediato”, salientou.
Márcio Zimmermann disse que, de janeiro a setembro, o consumo em Manaus subiu 14% em relação ao mesmo período do ano passado. A alta demanda, disse, é comparável ao que ocorre na China.
“Trata-se de um Estado que cresce muito. No Brasil, é 6% a 7%. Aqui deu 14%, ou seja, é padrão chinês”, concluiu o ministro de Minas e Energia.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar