Ao participar do lançamento de projetos para 2008 que serão realizados em parceria entre o Ministério do Turismo, a Embratur, Braztoa e Sebrae Nacional, o ministro interino do Turismo, Luiz Barreto, destacou a importância dessa aliança para o aprimoramento da qualidade dos serviços turísticos no país. Ressaltou o papel do trabalho conjunto para impulsionar a competitividade brasileira no mercado do turismo internacional e nacional, e para firmar o turismo como atividade econômica.
“Os projetos que desenvolvemos juntos, e que estamos hoje ampliando, proporcionam melhores negócios aos que deles se beneficiam e mais satisfação ao consumidor do turismo que passa a ser servido com mais qualidade”, enfatizou o ministro interino durante a cerimônia no auditório do Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista. “A Braztoa e o Sebrae são, na verdade, aliados de primeira hora e imprescindíveis para a execução das estratégias de desenvolvimento do turismo do Brasil”, completou.
Na opinião de Barreto, o Ministério do Turismo, o Sebrae e a Braztoa constroem juntos uma história de valorização dos lugares turísticos e das pessoas que trabalham nessa atividade no Brasil “Estamos valorizando os lugares turísticos e das pessoas que trabalham o turismo no Brasil. Essa parceria é exemplo de uma estratégia desenvolvida pelo governo federal a partir de 2003 para alavancar o turismo do Brasil. Uma estratégia vitoriosa, que conseguiu construir uma forte rede de parceiros, que inclui Ministério do Turismo, órgãos federais, governos estaduais, governos municipais, legislativo, iniciativa privada, institutos de estudos, enfim, diversos atores que apostam no turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social do país”, acrescentou o ministro interino.
O presidente da Braztoa, Eduardo Barbosa, também presente, contou que os projetos ajudarão operadores e agências de viagens a comercializar os produtos turísticos brasileiros.
O projeto “Caravana Brasil” traz operadores estrangeiros e também jornalistas estrangeiros especializados em turismo para conhecerem de perto a diversidade cultural e natural do Brasil, além de estabelecerem contatos comerciais com o trade nacional. De 2003 a 2007 foram realizadas 120 caravanas e 761 rodadas de negócios. Em 2008 serão levados cerca de 150 operadores e agentes de viagens estrangeiros a regiões e destinos brasileiros e ao 3º Salão de Turismo.
Novas campanhas serão lançadas
Na quinta-feira também foi lançado o “Caravana Brasil Nacional – uma ação, no mesmo formato”, para operadores e agentes brasileiros. “Queremos aumentar a cesta de produtos brasileiros nas prateleiras dos vendedores nacionais. O projeto será uma grande ferramenta de apoio à comercialização, uma vez que os operadores e agentes conhecerão de perto nossos destinos e, esperamos, passarão a incluí-los em seus catálogos. Estão previstas, para este primeiro ano, cerca de 14 viagens, beneficiando mais de 600 operadores e agentes”, anunciou Barbosa.
Outro projeto, o “Excelência em Turismo – Aprendendo com as Melhores Experiências Internacionais”, também é executado pela Embratur em parceria com a Braztoa e o Sebrae. O projeto tem inspiração na técnica de benchmarking. Profissionais brasileiros de receptivo internacional viajam para conhecer práticas bem sucedidas em outros países.