O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou ontem, que irá a comissão do Senado para explicar a acusação de que teria tentado impedir a realização de sindicância instalada pelo governo para investigar a atuação de Rosemary Noronha, ex-chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo.
Indiciada por formação de quadrilha, ela foi exonerada do cargo em dezembro. Mesmo assim, o governo abriu uma comissão de sindicância para investigar administrativamente sua conduta.
O ministro foi convidado, na última terça-feira, por senadores da Comissão de Meio Ambiente a falar do caso. O pedido é autoria do líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), pede, no requerimento, que Carvalho preste esclarecimentos sobre a “investigação paralela” conduzida pela Secretaria Geral da Presidência sobre a atuação de Rosemary.
“Acho absolutamente natural que o Senado faça esse convite e vislumbro, enxergo nesse convite uma forma para mim absolutamente tranquila e muito positiva de esclarecer informações que uma matéria irresponsável de uma revista que, por falta de pesquisa e cuidado na apuração, não detectou a verdadeira natureza da atuação da Secretaria-Geral no episódio”, afirmou Carvalho.
A data para sua explanação ainda não foi marcada. O ministro disse, contudo, que não há “preocupação” da parte do Palácio do Planalto sobre a questão.
“A Secretaria de Controle Interno da Presidência da República (‘Siset’), que é o órgão de acompanhamento da Secretaria-Geral, apenas cumpriu seu papel de correição exatamente de zelar para que o processo instalado corretamente na Casa Civil fosse feito de modo a não oferecer alternativas que depois seja contestado na Justiça”, explicou o ministro.
Ministro confirma ida ao Senado
Em: 20 de maio de 2013
O ministro foi convidado, na última terça-feira, por senadores da Comissão de Meio Ambiente a falar do caso
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Petrobras batiza primeiro navio a navegar com tripulação 100% feminina
19 de setembro de 2026


Apostas em bets avançam entre jovens e ampliam risco de dependência
19 de setembro de 2026

Durigan: depois da eleição, a questão da tarifa dos EUA tem de se resolver
19 de setembro de 2026

Flávio: Lula colocou tropa de choque para defender Alexandre de Moraes
19 de setembro de 2026


BNDES já recebeu R$ 8,2 bilhões em pedidos de crédito do Brasil Soberano em dois dias
19 de setembro de 2026

Missão comercial leva empresas brasileiras ao Paraguai e à Argentina
18 de setembro de 2026