O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou ontem, que irá a comissão do Senado para explicar a acusação de que teria tentado impedir a realização de sindicância instalada pelo governo para investigar a atuação de Rosemary Noronha, ex-chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo.
Indiciada por formação de quadrilha, ela foi exonerada do cargo em dezembro. Mesmo assim, o governo abriu uma comissão de sindicância para investigar administrativamente sua conduta.
O ministro foi convidado, na última terça-feira, por senadores da Comissão de Meio Ambiente a falar do caso. O pedido é autoria do líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), pede, no requerimento, que Carvalho preste esclarecimentos sobre a “investigação paralela” conduzida pela Secretaria Geral da Presidência sobre a atuação de Rosemary.
“Acho absolutamente natural que o Senado faça esse convite e vislumbro, enxergo nesse convite uma forma para mim absolutamente tranquila e muito positiva de esclarecer informações que uma matéria irresponsável de uma revista que, por falta de pesquisa e cuidado na apuração, não detectou a verdadeira natureza da atuação da Secretaria-Geral no episódio”, afirmou Carvalho.
A data para sua explanação ainda não foi marcada. O ministro disse, contudo, que não há “preocupação” da parte do Palácio do Planalto sobre a questão.
“A Secretaria de Controle Interno da Presidência da República (‘Siset’), que é o órgão de acompanhamento da Secretaria-Geral, apenas cumpriu seu papel de correição exatamente de zelar para que o processo instalado corretamente na Casa Civil fosse feito de modo a não oferecer alternativas que depois seja contestado na Justiça”, explicou o ministro.
Ministro confirma ida ao Senado
Em: 20 de maio de 2013
O ministro foi convidado, na última terça-feira, por senadores da Comissão de Meio Ambiente a falar do caso
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também


Bets reduzem consumo e atividade econômica, diz pesquisa da USP
15 de setembro de 2026

Flávio Dino pede vista de julgamento sobre Moraes e Mendonça
15 de setembro de 2026


STF: Placar é de 4 a 2 a favor de questão de ordem de Gilmar Mendes
15 de setembro de 2026

Vendas no comércio caem 0,8% em julho, com “ressaca” da Copa do Mundo
15 de setembro de 2026


Fim da taxa das blusinhas favorece produtos nacionais
15 de setembro de 2026