Representantes do polo de duas rodas receberam sinalização positiva do ministro do Mdic (Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior), Fernando Pimentel, quanto à solicitação da unificação do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados), pelo valor máximo de 35%, para ciclomotores, motonetas e motocicletas importadas. Em reunião articulada pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), eles estiveram, junto com a parlamentar, no gabinete do ministro.
Além da equalização da alíquota do IPI, os empresários, ligados à Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), propuseram também: elevação da alíquota do II (Imposto de Importação); estabelecimento de valores FOB mínimos de acordo com a categoria de cilindrada da motocicleta; e atualização do Código de Trânsito definindo, com clareza, as características do ciclomotor que permita diferenciá-lo de uma motocicleta de 50 cilindradas (cc).
O ministro prometeu se debruçar com bastante atenção sobre todas as sugestões, que, segundo os empresários, visam manter a competitividade da indústria nacional. Eles apontaram como pontos que colocam esta competitividade em risco os seguintes fatos: as motocicletas de 50 cilindradas recebem hoje tratamento de ciclomotor; aumento das importações causado, entre outros fatores, pela alíquota de IPI de 15%; utilização da motocicleta de 50 cc por jovens não habilitados; e ausência de emplacamento/licenciamento do produto (dificuldades de fiscalização).
A senadora Vanessa ressaltou a importância da reunião, que buscou segundo ela, encaminhar soluções para problemas que trazem enormes prejuízos às indústrias do polo de duas rodas instaladas no PIM (Polo Industrial de Manaus). ”Em 2010, por exemplo, foram importadas 90.160 ciclomotores, e produzidas por nossa indústria apenas 35.084 unidades. Um volume de importação 157% superior”, lamenta a parlamentar, alertando que o país está consumindo, mas gerando emprego no exterior.
Ministro promete estudar propostas do segmento
Em: 1 de dezembro de 2011
Setor industrial quer mudança no IPI para ciclomotor, motonetas e motocicletas importadas e atualização do Código de Trânsito
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Mark Zuckerberg critica apelos para desacelerar desenvolvimento da IA
16 de setembro de 2026

Cantora Mahmundi faz show no Encruzilhada Bar neste sábado (19/09)
16 de setembro de 2026

Mercado de beleza se divide entre preços baixos e luxo
16 de setembro de 2026

90% dos brasileiros mudam hábitos de compra para economizar
16 de setembro de 2026

STF provocou mal-estar cívico na população, diz Cármen Lúcia
16 de setembro de 2026

Cirurgias eletivas pelo SUS passam de 7,5 milhões no primeiro semestre
16 de setembro de 2026


Bets reduzem consumo e atividade econômica, diz pesquisa da USP
15 de setembro de 2026