Norte lidera ranking de cheques sem fundo

Em: 19 de novembro de 2009
A região Norte liderou o ranking nacional de cheques devolvidos, com 4,98% em outubro, segundo levantamento da Serasa Experian, divulgado ontem
A região Norte liderou o ranking nacional de cheques devolvidos, com 4,98% em outubro, segundo levantamento da Serasa Experian, divulgado ontem

A região Norte liderou o ranking nacional de cheques devolvidos, com 4,98% em outubro, segundo levantamento da Serasa Experian, divulgado ontem. O Amapá segue sendo o Estado com o maior percentual de devoluções (9,75%), enquanto São Paulo se manteve como o de menor número de emissões sem fundo (1,69%).
No país, a inadimplência com cheques foi de 1,92% no mesmo mês, o menor percentual registrado desde setembro de 2008. No comparativo com setembro passado, o levantamento apontou queda de 1% no número de devoluções, a terceira consecutiva.
Segundo a metodologia da pesquisa, o cheque é considerado sem fundos a partir da segunda devolução. No confronto de outubro com igual mês no ano passado, a inadimplência com cheques recuou 4,5% –primeiro decréscimo neste ano nesse tipo de comparação.
O retorno do crescimento econômico, com juros mais baixos, geração de empregos com carteira assinada e recuperação da renda têm proporcionado melhores condições para a queda da inadimplência com cheques, avaliam os analistas da Serasa. Os técnicos também destacam que, em outubro de 2008, o país entrava na crise econômica e tinha redução de liquidez, queda do consumo, da produção e do emprego.
No acumulado de janeiro a outubro, a inadimplência com cheques foi de 2,19%. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o número de devoluções cresceu 11,7%, impulsionado pela inadimplência elevada no primeiro semestre.
Os especialistas ressaltam que, nos primeiros três meses do ano, devido aos ajustes na oferta de crédito, o cheque pré-datado foi mais utilizado pelo varejo para financiar as vendas. A adoção de critérios menos rigorosos na concessão de crédito também é mencionada pelos técnicos como um fator que contribuiu para as elevações nos indicadores de inadimplência no segundo trimestre.
Para os últimos dois meses do ano, a perspectiva é de que a inadimplência com cheques continue em queda, por conta do pagamento do13º salário.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar