As novas versões do compacto Fit, da Honda, a ser lançadas no 25º Salão do Automóvel, em São Paulo, foram mostradas aos jornalistas, na Fazenda Itapeva, em Indaituba (SP) no dia 16 de outubro e contam com inovações que vão desde a regulagem do volante até o maior tamanho das rodas de alguns modelos.
Às três versões (1.4l-LX e LXLe 1.5l-EX) comercializadas desde 2003, quando o Fit foi lançado, foi acrescida agora o Fit EXL que é o topo de linha do modelo japonês fabricado no Brasil. Todos os modelos vêm com a opção de transmissão manual e automática, dispõem de cinco velocidades e estarão a venda na 1ª semana de novembro quando os preços serão divulgados.
Entre os destaques enfocados pelo engenheiro da Honda, Alfredo Guedes, está o ganho de até 20 CVs nas versões 2009, as quais contam também com 16 válvulas, ante as oito que equipavam as versões anteriores do veículo compacto da Honda.
Na avaliação dos técnicos da Honda, tudo foi mudado para melhor nos novos modelos e estas mudanças já aparecem ao abrir a porta, pois o interior ficou mais espaçoso, uma vez que suas dimensões (comprimento, largura, altura, bitola e entre eixos) foram aumentadas. Assim, o conceito “mínimo para a máquina, máximo para o homem” está mais evidente nas versões 2009. Isso, sem contar que todas dispõem de computador de bordo e têm a praticidade dos bancos traseiros com o sistema ULT, que oferece mais de dez configurações de posicionamento, informam os engenheiros.
Ao incorporar a tecnologia i-VTEC, as versões 1.4l e 1.5l do Fit 2009 são dotadas de motor Flex a proporcionar maior desempenho e economia. Para a Honda, avalia Alfredo Guedes, o novo projeto do monovolume ampliou sua potência. Na versão 1.4l, este aumento chega aos 25%, enquanto na versão 1.5l o acréscimo é de 10%.
As novidades que agora estão disponíveis no New Fit 2009 aparecem na tecnologia de ponta que também faz parte desse novo projeto do Honda Fit. Seja com o moderno sistema eletrônico de aceleração DBW (Drive-By-Wire), que proporciona melhor dirigibilidade, ou com o ACE (Advanced Compatibility Engineering), uma estrutura frontal interna para auxiliar na absorção e dispersão de impactos mesmo em colisões com veículos de diferentes portes e categorias, como SUV (Sport Utility Vehicle).
O New Fit também está mais bonito com a implementação pela Honda de um novo visual com o objetivo de encontrar formas que oferecem menor resistência aerodinâmica e um espaço mais agradável aos ocupantes. As mudanças são notadas no lado externo, onde o design ficou mais agressivo, com novos contornos e um toque de esportividade. O capô ganhou traços afilados, reforçando sua imponência. A parte traseira superior do veículo está mais estreita, enquanto a inferior está mais alargada, conferindo personalidade e estilo. O visual com um ar esportivo é ressaltado com a nova grade frontal, que ganhou novos vincos e uma forma compatível com as linhas harmoniosas e com os pára-lamas alargados.
No item segurança, todas as versões vêm equipadas com airbags frontais duplos (motorista e passageiro), apoio de cabeça e cinto de segurança de três pontos para os cinco ocupantes.
Além disso, o Honda Fit 2009 foi projetado com o ACE (Advanced Compatibility Engineering), que incorpora uma estrutura frontal interna para auxiliar na absorção e dispersão de impactos em uma grande área. O compromisso da Honda com a segurança envolve também o cuidado com os pedestres e, para isso, a superfície do capô foi desenvolvida para se deformar e minimizar impactos de um eventual atropelamento.
Já o sistema de freios foi redimensionado, oferecendo mais segurança quando de sua utilização. De série, as versões LXL (1.4l), e EX e EXL (1.5l) agora vêm equipadas com freios a disco nas quatro rodas, ABS e EBD (Electronic Brake Distribution), sistema que calcula e distribui a pressão apropriada a cada roda em frenagens bruscas, evitando seu travamento e mantendo a dirigibilidade. Já a versão LX (1.4l) tem freios dianteiros a disco e traseiros a tambor.
(*) O repórter viajou a convite do fabricante.
Novo Honda Fit é lançado e apresenta maior segurança
Em: 27 de outubro de 2008
Foram mostradas aos jornalistas, na Fazenda Itapeva, em Indaituba (SP) no dia 16 de outubro e contam com inovações que vão desde a regulagem do volante até o maior tamanho das rodas de alguns modelos
Eustáquio Libório
Jornalista
Veja também

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Ana Castela são artistas brasileiras indicadas
16 de setembro de 2026

Lula chama Trump de ‘amigo’ e diz que o alertou para não interferir nas eleições do Brasil
16 de setembro de 2026


STF retoma sesões após suspensão de casos Moraes e Mendonça
16 de setembro de 2026

Mark Zuckerberg critica apelos para desacelerar desenvolvimento da IA
16 de setembro de 2026

Cantora Mahmundi faz show no Encruzilhada Bar neste sábado (19/09)
16 de setembro de 2026

Mercado de beleza se divide entre preços baixos e luxo
16 de setembro de 2026

90% dos brasileiros mudam hábitos de compra para economizar
16 de setembro de 2026