FÁBIO CUNHA
Idade: 46 anos
Função: Presidente da Abrasel/AM; proprietário e fundador da Cantina Ghiotto há 16 anos
Qualificação: Administrador de Empresas
Experiência: 21 anos como empreendedor no setor de alimentação em Manaus e há 33 anos trabalhando no setor de alimentação fora do lar (Desde a época que seu tio era proprietário do Ziza’s Fast Food muito conhecido na década de 70, 80 e 90 em Manaus).
Área de atividade: Setor de alimentação
O empresário Fábio Cunha, foi eleito, na última semana, para o cargo de presidente dos Conselho de Administração Fiscal e vai dirigir a Abrasel seccional Amazonas (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) que representa 240 associados na capital. Eleito por unanimidade, o empresário, proprietário da Cantina Ghiotto, com uma vasta experiência no segmento, assume o cargo para o triênio 2019/2022, num setor que gera mais de 80 mil empregos na capital. O presidente eleito conversou com o Jornal do Commercio e falou sobre os futuros desafios e as propostas para o setor.
Jornal do Commercio – O que esperar da sua gestão para o próximo triênio?
Fábio Cunha – Estreitar ainda mais a comunicação com o associado e incentivar cada vez mais a participação deles na gestão, bem como, estreitar laços com o governo e órgãos governamentais para ficarmos a disposição de parcerias para atividades e projetos na área da alimentação fora do lar com objetivo de desenvolver o empreendedorismo em Manaus e no Amazonas buscando sempre melhorar a qualidade de vida das pessoas que aqui vivem. Aumentar o número de associados é outro objetivo para que mais empreendedores tenham acesso a Abrasel, fomentar o turismo no Amazonas através da gastronomia. É muito importante termos, cada vez mais, um número maior em nosso grupo para um amplo desenvolvimento. Junto conseguiremos fazer cada vez mais pela classe, gastronomia e alimentação fora do lar de uma forma geral e planejada.
JC – Quais são os desafios do setor a serem enfrentados?
Fábio – Os desafios são grandes. Na área de tributação jurídica e contábil onde impera a burocracia e trava o desenvolvimento. Quando alguém decide investir seu capital economizado ao longo de anos e resolve empreender no ramo da gastronomia atrás de um sonho, não faz ideia de como a coisa pode ser complicada por não conhecer as leis tributárias, por não conhecer de contabilidade, por não conhecer as leis que atingem o setor, por não conhecer as leis trabalhistas e por não saber gerir os recursos provenientes do próprio negócio, aspectos que aumentam a formalização do pequeno empresário, por isso, a importância de se filiar a Abrasel. Estamos habilitados a dar essa orientação e assistência, o grupo trabalha para todos como um só. Leis criadas que afetam diretamente o segmento pautadas apenas na opinião de um pequeno grupo de consumidores e sem consulta aos empreendedores donos de restaurantes também são grandes desafios.
JC – Quais os seus projetos e ações para a instituição? Alguma prioridade?
Fábio – A primeira reunião do Conselho será dia 4. Onde iremos nos informar de toda situação da Abrasel e traçar os planos e metas. Fora, claro, dar continuidade ao trabalho que já está sendo feito até hoje, buscar recursos para investir na estrutura da sede física, visita aos associados, visando entender as demandas e unir o nosso setor cada vez mais, buscar parcerias com todos órgãos e associações que possam ajudar a desenvolver a Abrasel no Amazonas.
JC – No início do ano, a expectativa de crescimento da entidade para o setor era em torno de 5%. Quais as suas perspectivas?
Fábio – Nossa expectativa é de que após a reforma da previdência o governo comece os outros projetos que irão ajudar no desenvolvimento do Brasil e o governo do Amazonas junto com a prefeitura também ajude o setor com a simplificação da burocracia, e dando subsídio para que a gastronomia ajude o turismo crescer no Amazonas. O momento ainda é de observar e torcer para que tudo possa acontecer em prol do desenvolvimento e aumento de emprego. Na Abrasel trabalhamos muito em parceria, todos juntos de forma organizada e planejada em prol do desenvolvimento como um todo para a nossa classe.
JC – Qual a sua avaliação sobre o segmento no Estado?
Fábio – Nosso setor ainda precisa de muito subsídio para estar alinhado com as tendências nacionais do Sudeste e mundiais. Já avançamos muito nas últimas duas décadas, mas ainda estamos em fase de crescimento, com parcerias podemos levar o Amazonas a um lugar de destaque no mundo. Na Abrasel lutamos diariamente para o crescimento da classe geral, para que todos tenham seus desenvolvimento no comércio e obtenham lucros com seus negócios. Um dos maiores valores que temos é lutar para divulgação de nossa gastronomia para o Brasil e para o mundo, temos muitas coisas maravilhosas na região que estão sendo apresentadas para várias praças.
JC – Como pretende fomentar o setor para contratar mais e gerar mais empregos na sua gestão?
Fábio – Sozinho não se faz nada. Além do planejamento de trabalho do nosso conselho, vamos buscar parcerias com Sebrae, Senai, faculdades, CDL, Fieam, Federação do Comércio, entre outros parceiros que possam ajudar na qualificação do profissional e do empreendedor em geral. Quando conseguimos movimentar o setor, conseguimos abrir mais espaços para novos trabalhadores, e um dos fatores que ajudam na melhoria, é a qualificação e atividades que elaboram movimentação cada vez mais nos restaurantes, isso ajuda a gerar crescimento e abre mais espaços para outros novos contratados.







