Menos de um mês após a eleição municipal, na qual saiu -mais uma vez- derrotado, o senador Eduardo Braga (PMDB) continua sendo o grande favorito para retornar ao governo do estado em 2014. É o que diz um levantamento realizado pela empresa Perspectiva Tecnologia da Informação divulgada na última sexta-feira (16). Além de levantar as intenções de voto, e empresa divulgou também as intenções de voto para o senado federal e avaliou o desempenho do governador Omar Aziz (PSD).
De acordo com a pesquisa estimulada para o governo, ou seja, na qual a empresa sugere os nomes dos possíveis candidatos, o ex-governador venceria a deputada federal Rebecca Garcia (PP) com 54,3% dos votos. Já a parlamentar ficaria com 20,1%. Na terceira posição aparece o vereador e vice-prefeito eleito Hissa Abrahão (PPS), com 15,9%.
O proprietário da Perspectiva, publicitário Durango Duarte, com base nos números apresentados, comentou que dificilmente Braga não será eleito, mas lembra que muita coisa ainda pode mudar antes do pleito estadual. “Como estamos a praticamente dois anos das eleições, e não há nada definido em relação a possíveis e prováveis candidaturas, os números desta pesquisa para o governo do Estado mostram somente o recall dos nomes que foram sugeridos”, esclarece. Ele lembra também que a deputada Rebecca, antiga aliada de Braga, poderá surgir como uma possível força de oposição em 2014, devido aos acontecimentos que culminaram na retirada de sua candidatura à prefeitura de Manaus.
Já em relação ao percentual apresentado por Hissa Abrahão, Durango afirma que aproximadamente 90% das intenções obtidas por ele são de moradores da capital, reflexo da campanha vitoriosa ao lado do prefeito eleito Artur Virgílio Neto (PSDB). “(A eleição de Hissa) Vai depender do desempenho de sua administração à frente da prefeitura, e, neste caso, o senador Eduardo Braga com certeza não irá torcer pelo seu sucesso diante dos desafios que será governar Manaus”, comentou Durango.
Eduardo Braga 54,3%
Rebecca Garcia 20,1%
Hissa Abrahão 15,9%
Nenhum deles 3,7%
Indeciso/Não sabe dizer 6,0%
Senado
Em 2014 acontece também a disputa pela vaga atualmente ocupada por Alfredo Nascimento (PR) no senado. A Perspectiva sugeriu nove nomes aleatórios como possíveis candidatos: Alfredo Nascimento, Átila Lins (PSD), Francisco Praciano (PT), José Melo (PMDB), Marcos Rotta (PMDB), Plínio Valério (PSDB), Serafim Corrêa (PSB), Sidney Leite (DEM) e Silas Câmara (PSD). Dentre as opções, mais uma vez Braga mostra que seu prestígio político não foi abalado com a recente derrota nas urnas, e deverá eleger mais um de seus aliados, o deputado estadual Marcos Rotta, como senador com mais de 20% das intenções. A surpresa foi a boa percentagem alcançada pelo atual dono da vaga, o senador Alfredo Nascimento que, mesmo derrotado no pleito de 2010 e com uma saída conturbada do Ministério dos Transportes, tem 16,4% dos votos.
Apesar dos números, não é possível afirmar que haja hoje qualquer favorito à vaga do senador Alfredo Nascimento, visto a indefinição do quadro de candidaturas. A empresa afirma que uma segunda pesquisa de intenções para o senado deverá ser publicada em fevereiro de 2013, quando o cenário deverá estar mais definido.
Marcos Rotta 20,8%
Alfredo Nascimento 16,4%
José Melo 10,1%
Serafim Corrêa 9,9%
Praciano 9,1%
Plínio Valério 8,2%
Átila Lins 6,9%
Silas Câmara 6,8%
Sidney Leite 3,7%
Nenhum deles 3,2%
Indeciso/Não sabe dizer 4,9%
Avaliação do governo
Na opinião de Durango Duarte, programas sociais como “Amazonas Social” (Viver Melhor), “Oportunidade e Renda” e “Amazonas Digital” e o sucesso do “Ronda no Bairro” garantem ao atual líder do executivo municipal uma boa avaliação frente à população. Omar Aziz atingiu aprovação popular de 73%, entre as avaliações “Ótima” e “Boa”, e com apenas 8% de reprovação à sua administração, principalmente na capital. Mas, ainda segundo o publicitário, a tendência é que a partir de 2013 o governador seja mais cobrado e criticado.
A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de novembro, com mil entrevistas na área urbana de Manaus e nos oito maiores municípios eleitorais do Estado: Manacapuru, Parintins, Itacoatiara, Coari, Tefé, Maués, Iranduba e Tabatinga. A margem de erro deste estudo é de 3,1%, para mais ou para menos, com grau de confiabilidade de 95%.







