Pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem mostra a vitória da candidata Dilma Rousseff (PT) no primeiro turno das eleições deste domingo.
No total, Dilma recebeu 54,7% dos votos válidos (excluídos nulos e brancos), enquanto José Serra (PSDB) somou 29,5% e Marina Silva (PV), 13,3%. Como a petista tem mais de 50% dos votos válidos, a pesquisa mostra sua vitória em primeiro turno. Dilma recebeu 47,5% das intenções de votos, contra 25,6% para Serra e 11,6% para Marina. Os demais candidatos não atingiram 1% dos votos. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Os indecisos e votos nulos/brancos somam 13,1%.
Na edição anterior da pesquisa, divulgada dia 14 de setembro, Dilma também venceria em primeiro turno -na ocasião, ela recebeu 50,5% dos votos válidos. Na edição anterior da CNT/Sensus, Serra havia recebido 26,4% e Marina 8,9%.
A pesquisa ainda fez um raio-x da população com relação à avaliação do governo Lula, que alcançou um novo recorde de popularidade em setembro segundo a CNT/Sensus divulgada ontem.
Pesquisa CNI/Ibope também divulgada hoje mostra candidata do PT à Presidência na liderança na disputa presidencial, com 50% das intenções de voto. Serra tem 27% e Marina, 13%
Os outros candidatos -José Maria Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) e Rui Costa Pimenta (PCO)- não atingiram 1%.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi avaliado de forma positiva por 79,4% da população, contra 78,4% em meados de setembro. É o maior índice desde o início do governo petista, em 2003. Outros 15,9% avaliaram o governo como regular, enquanto 4,0% o classificaram como negativo.
A avaliação pessoal do presidente Lula teve leva queda em relação ao dia 14 de setembro -última edição da CNT/Sensus. Entre os 2.000 entrevistados, 80,7% aprovam o desempenho pessoal do presidente, enquanto 16,4% desaprovam e 3% não responderam.
Em meados de setembro, o índice de popularidade de Lula era de 81,4%, com 12,2% de desaprovação. Outros 6,5% não responderam. A melhor avaliação pessoal de Lula ocorreu em janeiro de 2009, quando o petista foi avaliado de forma positiva por 84% da população.
Em 2003, quando Lula assumiu a Presidência da República, a avaliação positiva no petista era de 83,6%. A pesquisa CNT/Sensus foi reali
zada entre os dias 26 e 28 de setembro, com 2.000 pessoas em 136 municípios. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 33.103/2010.
Pesquisa aponta vitória de Dilma Rousseff em 1º turno
Em: 30 de setembro de 2010
Pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem mostra a vitória da candidata Dilma Rousseff (PT) no primeiro turno das eleições deste domingo
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

CNI avalia que Política Nacional de Minerais Críticos fortalece a indústria brasileira
17 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Marisa Monte são indicadas
17 de setembro de 2026

Campanha de Lula aciona TSE e pede direito de resposta após propaganda eleitoral de Flávio
17 de setembro de 2026

Anúncio com a ressalva ‘só para rodar’ é sinal de documentação irregular
17 de setembro de 2026

Conselho sobre minerais críticos é detalhado com 18 competências e reforça teor geopolítico
17 de setembro de 2026

Brasil Soberano 3 começa a receber pedidos de empréstimos de empresas
17 de setembro de 2026

Produção agrícola brasileira superou R$ 927 bilhões em 2025
17 de setembro de 2026

Píer provisório do Chibatão segue para Itacoatiara e reforça logística durante vazante
17 de setembro de 2026