Premiação internacional atesta qualidade da formação de pesquisdores da Fucapi

Em: 9 de junho de 2008
Nos últimos anos a Fucapi (Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica) vem se tornando uma referência regional e nacional em pesquisa.
Nos últimos anos a Fucapi (Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica) vem se tornando uma referência regional e nacional em pesquisa.

Nos últimos anos a Fucapi (Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica) vem se tornando uma referência regional e nacional em pesquisa, inovação e educação tecnológica, principalmente quanto à formação de mão-de-obra especializada nas áreas mais sensíveis dos pólos de informática e eletroeletrônico do PIM (Pólo Industrial de Manaus).
Agora, porém, o nome da instituição ultrapassou as fronteiras nacionais para se projetar mundialmente por meio de um trabalho desenvolvido por um grupo de pesquisadores, três brasileiros e um canadense, entre os quais um pertencente aos quadros da Fucapi.
Eduardo Nakamura, do Nepcomp (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Computação), é um dos quatro premiados pela Sociedade de Comunicações do IEEE (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos), promotora da ICC (Conferência Internacional de Comunicações), realizada este ano em Pequim, na China, no período de 19 a 23 de maio, no Crown Plaza Park View.
A premiação pelo artigo “A Novel Location-Free Greedy Forward Algorithm for Wireless Sensor Networks”, cuja tradução seria “Um Novo Algoritmo de Roteamento Livre de Localização”, como o melhor de 2008, abrange também os pesquisadores brasileriros Horácio Oliveira da Ufam e Antonio Loureiro da UFMG, e o canadense Azzedine Boukerche da University of Ottawa, Canadá.
Criado em 1884, nos EUA, o IEEE é uma sociedade técnico-profissional internacional, dedicada ao avanço da teoria e prática da engenharia nos campos da eletricidade, eletrônica e computação, que congrega mais de 312.000 associados, entre engenheiros, cientistas, pesquisadores e outros profissionais, em cerca de 150 países.
Uma premiação, portanto, que atesta a capacidade de duas instituições amazonenses, Fucapi e Ufam, e de seus pesquisadores, uma vez que a ICC é a principal conferência do IEEE Communications Society, que tradicionalmente apresenta trabalhos na fronteira do conhecimento na área de redes em geral.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar