Estudo realizado em São Paulo sinaliza a existência de vários problemas nos artigos científicos publicados no Brasil, entre eles a citação de mais livros e artigos na bibliografia além dos realmente utilizados, o que pode ser um agravante para um país que a cada ano vem se tornando referência em produções científicas.
A tese de doutorado apresentada na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP) constatou a possibilidade de problemas de conduta ética na publicação de artigos científicos de pesquisadores brasileiros, tais como coautorias forjadas e citações de fontes não consultadas na bi–bliografia dos trabalhos acadêmicos.
De acordo com o autor da tese, Jesusmar Ximenes Andrade, o problema mais comum é a citação de li–vros e artigos na bibliografia sem que tenham sido utilizados, com o objetivo de aumentar a credibilidade do estudo e a coautoria, em algumas situações aparecendo como um favor trocado.
Nesse último caso, os falsos parceiros assinam dois artigos em vez de um e, assim, aumentam sua produtividade, quesito que é avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní–vel Superior (Capes), no processo de classificação aos programas de pós-graduação.
A suspeita de ocorrências de conduta antiética na produção de artigos científicos surgiu a partir da aplicação de um questionário, respondido por 85 participantes do Congresso da USP de Controladoria e Contabilidade, realizado em 2009, em São Paulo. Segundo a pesquisa, a maioria das pessoas afirmou não co–nhecer nenhum caso de má conduta, mas elas a–creditam que tais práticas sejam comuns.
Andrade destaca o fato de os resultados de sua pesquisa, concluída em abril deste ano, estarem voltados à “má conduta na pesquisa das ciências contábeis”, mas avalia que “não encontraríamos resultados muito dife-rentes se fôssemos para um censo, incluindo todos os campos científicos”.
Problemas nos artigos científicos
Em: 11 de agosto de 2011
Estudo constatou a possibilidade de erros de conduta por pesquisadores brasileiros
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

CNI avalia que Política Nacional de Minerais Críticos fortalece a indústria brasileira
17 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Marisa Monte são indicadas
17 de setembro de 2026

Campanha de Lula aciona TSE e pede direito de resposta após propaganda eleitoral de Flávio
17 de setembro de 2026

Anúncio com a ressalva ‘só para rodar’ é sinal de documentação irregular
17 de setembro de 2026

Conselho sobre minerais críticos é detalhado com 18 competências e reforça teor geopolítico
17 de setembro de 2026

Brasil Soberano 3 começa a receber pedidos de empréstimos de empresas
17 de setembro de 2026

Produção agrícola brasileira superou R$ 927 bilhões em 2025
17 de setembro de 2026

Píer provisório do Chibatão segue para Itacoatiara e reforça logística durante vazante
17 de setembro de 2026