A perspectiva de uma retomada mais consistente das vendas destinadas ao mercado interno no segundo semestre levou a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) a revisar para 62 milhões a previsão de produção de aparelhos celulares em 2009, ante estimativa de 52 milhões anunciada no início do ano. Segundo relatório obtido pela Agência Estado, a retração na fabricação dos aparelhos em relação ao ano passado deverá ser de 15%, contra 29% da avaliação anterior da Abinee.
Do total produzido, 42 milhões serão destinados ao mercado interno, o que representará aproximadamente 68% dos aparelhos fabricados no País. Essa é a maior participação registrada desde 2004. “A previsão dos fabricantes no início do ano era produzir 33 milhões de aparelhos para o Brasil este ano. Mas a retomada mais consistente das encomendas à indústria a partir de maio, com a recomposição dos estoques, e as vendas de junho e julho nos obrigaram a rever esse cenário”, afirmou o presidente da Abinee, Humberto Barbato.
A retomada da confiança, que está levando os consumidores novamente às compras, é a principal razão para a revisão. Outro fator que contribui para a perspectiva de aceleração das vendas no segundo semestre em relação ao primeiro é a desvalorização do dólar, que recuou mais de 21% frente ao real desde janeiro.
“Como a maioria dos componentes utilizados na fabricação dos celulares é importada, a queda do dólar está reduzindo os preços dos aparelhos produzidos para atender a demanda do final do ano”, destaca.
O executivo salientou, porém, que as vendas estão sendo puxadas por aparelhos “menos sofisticados”, com preços mais baixos. Diante desse comportamento do consumidor, as importações de aparelhos – que desembarcam no país com uma tecnologia, em alguns casos, mais avançada em relação aos produtos nacionais – devem recuar 30% esse ano, para 5 milhões de unidades.
Com a retomada da produção, mesmo que em patamares inferiores ao do ano passado, o emprego no setor de eletroeletrônicos já retomou o sinal positivo em junho – com a primeira adição de vagas do ano, de 160 empregos, puxada por telecomunicações e informática. De acordo com a Abinee, de outubro do ano passado até maio, o setor perdeu 10,1 mil postos de trabalho. Apenas de janeiro a junho, a retração chega a 6,7 mil postos diretos de trabalho. “A retomada das encomendas poderá garantir, ao menos, a reposição das vagas perdidas este ano até dezembro”, disse Barbato.
Produção é retomada com demanda interna
Em: 6 de agosto de 2009
A perspectiva de uma retomada mais consistente das vendas destinadas ao mercado interno no segundo semestre levou a Abinee a revisar para 62 milhões a previsão de produção de aparelhos celulares em 2009
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também
Caixa inicia nesta quarta, o calendário de aditamento do Novo Fies
15 de janeiro de 2025
Empresários da Amazônia buscam protagonismo na COP30
15 de janeiro de 2025
Secretaria anuncia retomada das obras na Feira Manaus Moderna
15 de janeiro de 2025
Inmet alerta para perigo de chuvas intensas em áreas do Norte nesta quarta-feira (15)
15 de janeiro de 2025
Governo pretende manter isenção para até dois mínimos no IR em 2025
14 de janeiro de 2025