Programa Viaja Mais Melhor Idade tem 3,5 mil intenções de reserva

Em: 3 de agosto de 2008
Foram três meses, 1.600 meios de hospedagem cadastrados em 321 cidades brasileiras, 4.500 ligações atendidas pelo Call Center, 3.500 intenções de reservas e uma média de 10 mil acessos diários no site de comercialização.
Foram três meses, 1.600 meios de hospedagem cadastrados em 321 cidades brasileiras, 4.500 ligações atendidas pelo Call Center, 3.500 intenções de reservas e uma média de 10 mil acessos diários no site de comercialização.

Foram três meses, 1.600 meios de hospedagem cadastrados em 321 cidades brasileiras, 4.500 ligações atendidas pelo Call Center, 3.500 intenções de reservas e uma média de 10 mil acessos diários no site de comercialização. Essa seqüência matemática é o resultado parcial do Viaja Mais Melhor Idade – Hospedagem (VMMIH), programa do Ministério do Turismo que de abril a junho de 2008 deu suporte à comercialização de diárias de hotéis com 50% de desconto para turistas com idade igual ou superior a 60 anos que viajam, em períodos de baixa ocupação, para destinos de todos os estados brasileiros.
Com as vendas em aceleração, o programa visa promover a inclusão social, fazendo com que mais brasileiros conheçam a diversidade cultural e natural do país, e contribuir para alcançar meta do Plano Nacional de Turismo, que é estimular a realização de 217 milhões de viagens no mercado interno até 2010. De acordo com a Coordenação Geral de Segmentação do MTur, responsável pela gestão do Viaja Mais Melhor Idade, a terceira idade é um publico muito visado pelo turismo por representar uma expressiva parcela da população brasileira. Em 2000, o Censo do IBGE registra que o Brasil possuía 15 milhões de idosos, e a estimativa é que em 20 anos esse número exceda os 30 milhões, totalizando 13% da população.

Perfil do turista

O turista da melhor idade possui maior flexibilidade de administração de seu tempo livre, e esse perfil se ajusta às políticas do MTur, que visam à criação de mecanismos para diminuir a ociosidade dos meios de hospedagem em períodos de baixa ocupação. Deste modo, enquanto os destinos têm suas variações sazonais diminuídas, o que beneficia a rede hoteleira e toda a cadeia produtiva do turismo, os idosos podem ter acesso fácil a viagens de qualidade para conhecer o Brasil a preços bastante acessíveis.
Para ter direito ao desconto, o hóspede deve fazer sua intenção de reserva online no site www.viajamais.com.br, ou poderá optar por entrar em contato diretamente com o hotel. No portal é possível consultar meios de hospedagem que oferecem o desconto de 50% e pacotes disponíveis com preços e condições de pagamento especiais. As tarifas reduzidas são válidas para o ano inteiro, durante os períodos de baixa ocupação de cada estabelecimento hoteleiro credenciado, beneficiando o público da faixa etária acima dos 60 anos.

Mais pacotes

Os números do Viaja Mais Melhor Idade – Pacotes (VMMIP), que foi lançado em setembro de 2007, também apontam para o fortalecimento do turismo interno: a estimativa do MTur era vender 57 mil pacotes de viagem até o fim de 2008, entretanto, a comercialização já ultrapassa os 149 mil pacotes. São 12 cidades de origem emitindo turistas da terceira idade para 36 destinos receptores. Há 22 operadores de turismo, 1.446 agências capacitadas e 1.326 agentes treinados colocando à disposição desse público cerca de 664 pacotes diferenciados. Um cálculo superficial, com preço médio de R$ 850 por pacote, indica uma movimentação financeira de aproximadamente R$ 100 milhões, excluindo, ainda, o faturamento indireto da cadeia beneficiada.
O Viaja Mais Melhor Idade será executado até julho de 2010. O programa é uma iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Marca Brasil (IMB) e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), que executam, respectivamente, o VMMIH e o VMMIP.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar