O bom desempenho da agricultura impulsionou a alta de 4,7% na produção da agroindústria brasileira em 2010 em comparação com o ano anterior, na análise do economista do Departamento de Indústria do IBGE, Fernando Abritta. Ele informou que a produção agrícola representa em torno de 65% da agroindústria brasileira, e qualquer impacto positivo no setor se reflete quase que diretamente no setor agroindustrial.
Abritta recordou que o ano de 2010 apresentou safra recorde de grãos, além de um clima favorável. Isso ajudou o setor agroindustrial a se recuperar da queda de 4,8% na produção ocorrida em 2009, por conta da crise global. “O setor agroindustrial foi afetado pela crise mais no setor de máquinas e equipamentos. Mas em 2010, houve uma recuperação”, disse, acrescentando que o cenário atual da agroindustrial é equivalente ao registrado no ambiente pré-crise, em 2008.
Outro ponto destacado pelo economista para o bom desempenho da agroindustrial em 2010 foi o comportamento favorável, para o produtor no Brasil, de preços; de oferta; e de demanda do açúcar, nos mercados internacional e doméstico no ano passado. Abritta acrescentou que, em meados do ano passado, ocorreu uma quebra de safra na Índia, uma das maiores produtoras mundiais do item, o que elevou as exportações brasileiras de açúcar, e ajudou a alavancar preços do produto e de seus derivados. “Segundo dados do Departamento de Agropecuária do IBGE, a safra de cana-de-açúcar em 2010 foi de 730 milhões de toneladas, 5,7% acima do apurado em 2009”, acrescentou.
Quando questionado se a agroindústria brasileira poderia repetir este ano o desempenho favorável apurado em 2010, o especialista foi cauteloso. Ele salientou que o IBGE não faz previsões sem considerar levantamentos a campo, mas admitiu que o setor agroindustrial apresenta boas condições, com perspectiva de safra favorável; preços das commodities em alta; e aumento de áreas a serem colhidas.
Safra recorde impulsiona atividade agroindustrial em 2010
Em: 10 de fevereiro de 2011
O bom desempenho da agricultura impulsionou a alta de 4,7% na produção da agroindústria brasileira em 2010 em comparação com o ano anterior, na análise do economista do Departamento de Indústria do IBGE, Fernando Abritta
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

CNI avalia que Política Nacional de Minerais Críticos fortalece a indústria brasileira
17 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Marisa Monte são indicadas
17 de setembro de 2026

Campanha de Lula aciona TSE e pede direito de resposta após propaganda eleitoral de Flávio
17 de setembro de 2026

Anúncio com a ressalva ‘só para rodar’ é sinal de documentação irregular
17 de setembro de 2026

Conselho sobre minerais críticos é detalhado com 18 competências e reforça teor geopolítico
17 de setembro de 2026

Brasil Soberano 3 começa a receber pedidos de empréstimos de empresas
17 de setembro de 2026

Produção agrícola brasileira superou R$ 927 bilhões em 2025
17 de setembro de 2026

Píer provisório do Chibatão segue para Itacoatiara e reforça logística durante vazante
17 de setembro de 2026