Dependente 95% do produto importado de países como Canadá, Rússia e Bielorrússia, o Brasil precisa voltar os seus olhos para o incentivo à exploração das maiores reservas de potássio do país e das mais importantes do mundo, existentes a 850 metros de profundidade, com teores de potássio superiores a 40%, enquanto os já conhecidos variam entre 18% a 30%.
Nesse sentido, o deputado estadual Sinésio Campos (PT), falando ao Jornal do Commercio, afirma apostar nos investimentos federais nas grandes reservas situadas nos municípios de Nova Olinda do Norte, Itacoatiara, Borba, Autazes, Silves, São Sebastião do Uatumã, Maués, Uarini, Urucará, Itapiranga e Nhamundá.
Presidente da Comissão de Geodiversidade da Assembleia Legislativa, Sinésio diz que o governador Omar Aziz deve avançar mais na luta junto a presidente Dilma Rousseff para tornar realidade o sonho da exploração do potássio cujas reservas no Estado somam 1,1 bilhão de toneladas, de acordo com dados fornecidos pelo DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral).
Segundo o deputado, Dilma já confirmou investimentos da ordem de R$ 11 bilhões no empreendimento que deverá gerar uma nova força econômica no PIM (Polo Industrial de Manaus): indústria de fertilizantes e indústrias químicas de cloro e soda caústica, além de incentivar a criação de um polo de ensino técnico. “Hoje tudo está concentrado no Estado de Sergipe, que não produz o bastante para responder às demandas nacionais, mas, com as nossas reservas, o Brasil será autossuficiente”, garante.
Informa Sinésio que a Empresa Potássio do Brasil investe em projetos de municípios como Autazes e Itapiranga, pouco mais de 150 milhões de dólares desde 2009. Com a possibilidade da exploração de novas reservas, a empresa desenvolverá uma mina capaz de produzir 2 milhões de toneladas de potássio/ano, com investimentos da ordem de 4,5 bilhões de dólares. O potássio é um dos mais importantes ingredientes utilizados na produção do fertilizante agrícola.
Sinésio destaca R$ 11 bi de investimentos
Em: 17 de outubro de 2012
Dependente 95% do produto importado de países como Canadá, Rússia e Bielorrússia, o Brasil precisa voltar os seus olhos para o incentivo à exploração das maiores reservas de potássio do país e das mais importantes do mundo
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

IBS e CBS: empresas terão de redobrar atenção com Nota de Débito
18 de setembro de 2026

CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro
18 de setembro de 2026

O boom do mercado livre de energia no Brasil e a busca por contratos verdes
18 de setembro de 2026

Seca no Norte pode elevar custo de transporte de contêineres em até 150%, diz consultoria
18 de setembro de 2026

Justiça Eleitoral rejeita cerca de 1,2 mil registros de candidatura
18 de setembro de 2026

CNI avalia que Política Nacional de Minerais Críticos fortalece a indústria brasileira
17 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Marisa Monte são indicadas
17 de setembro de 2026

Campanha de Lula aciona TSE e pede direito de resposta após propaganda eleitoral de Flávio
17 de setembro de 2026