As vendas de Páscoa nos supermercados devem aumentar 5% neste ano. A estimativa é da Apas (Associação Paulista de Supermercados), que não prevê alterações para o preço dos ovos de chocolate, ficando no mesmo patamar registrado na data comemorativa de 2010.
As variações de ovos trufados são a grande novidade de 2011. A indústria aposta na diversificação de sabores de recheios para atrair os chocólatras e também aqueles que não são apaixonados pela guloseima. Os brinquedos/surpresas dentro dos ovos continuam em alta e serão os principais atrativos para os consumidores mirins.
Para manter o preço do chocolate, a indústria não vai repassar na íntegra o aumento da manteiga de cacau e do papel, pois vai continuar com o mecanismo de diminuição da gramatura da embalagem para redução de valores.
Toneladas a mais
A expectativa é que, em 2011, sejam vendidas de 2.000 a 5.000 toneladas a mais de chocolate do que no ano passado, quando foram comercializadas 25.500 toneladas de ovos só no Estado de São Paulo. A tendência apresentada nos últimos anos que os ovos menores (entre 90g e 150g) serão os primeiros a serem consumidos, somando o maior volume de vendas no encerramento do período, deve se repetir.
De acordo com o IPS (Índice de Preços dos Supermercados), desenvolvido pela Apas em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), em fevereiro, o preço do chocolate teve queda de 2,55%.
A venda dos bolos de Páscoa deve ter um aumento de 10%. O bacalhau, um dos produtos mais procurados para a Sexta-feira Santa, deve ter um volume de vendas 4% maior, já que os preços devem manter no mesmo patamar que nas festas de fim de ano.







