Temporários só final de outubro

Em: 10 de outubro de 2014
Comércio espera o final do mês para iniciar contratações de temporário para o final de ano
Comércio espera o final do mês para iniciar contratações de temporário para o final de ano

O comércio de Manaus espera o final de outubro para iniciar a contratação de trabalhadores temporários que irão reforçar os quadros funcionais para as festas de final de ano. Entidades representantes do comércio afirmam que para atender ao movimento do Dia das Crianças, houve apenas 300 contratações. Mesmo em compasso de espera, a CDLM projeta a possibilidade do comércio abrir cerca de 5 mil vagas. Mas a grande expectativa vem da zona Norte, onde dois novos shoppings deverão ser inaugurados até o final do ano, com possibilidade de contratação de 4 mil trabalhadores.
“Para o 12 de outubro, fechamos com apenas 300 novas vagas. O comércio ainda está temeroso e evitando contratações, que em outros anos já estariam sendo feitas. Até agora poucos currículos foram analisados e confirmações, só no fim do mês”, explica o presidente da FCDL-AM (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazona), Ezra Benzion. As poucas contratações para o Dia das Crianças podem servir de termômetro para o período, relata Benzion.
De acordo com a CDLM (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus), o período pede uma leva de cinco mil novos funcionários. Estas novas vagas já são esperadas por aqueles que buscam uma complementação da renda e pensam em efetivação, mas o período de contratação ainda está morno. A crise econômica nacional que afetou as metas de vendas do comércio causou uma retração nas buscas por temporários, que neste mesmo período do ano passado, já estavam adiantadas.

Shoppings
Nos shoppings da cidade a situação não é diferente do resto do comércio. No mais antigo e tradicional shopping de Manaus, o Amazonas Shopping, as contratações ainda são tímidas, “mas já é visível que este será mais fraco que em 2013”, conta a presidente da Alasc (Associação de Lojistas do Amazonas Shopping), Mercedes Braz. “Há chance de melhoras, mas até agora o que vimos foi um ano fraco de vendas, o que influenciou nas contratações. Muitos empresários terão que se virar com os fixos, pois os encargos trabalhistas dificultam novas contratações,” disse a presidente. Ano passado o Amazonas Shopping contratou 600 temporários.
No Manauara Shopping, as contratações também estão em compasso de espera e os lojistas aguardam o aquecimento do comércio, explica o superintendente do shopping, Rodrigo Galo. “Atualmente o Manauara Shopping gera 3,5 mil empregos diretos e indiretos, e no final do ano, por ocasião do Natal, a expectativa é de que esse número de empregos aumente entre 30% a 40%”, disse. Outro centro de compras da cidade, o Millenium Shopping, que emprega quase 700 pessoas, (entre administração, lojas, quiosques e cinemas) terá poucas novas vagas de trabalho para o fim do ano. As expectativas do Millenium são de apenas 50 novas contratações, informou a assessoria de comunicação do shopping.

Expectativa
Para a CDLM, uma boa expectativa de negócios e que aumenta a possibilidade de contratação de pessoal, entre elas, contratações de trabalhadores temporários é a inauguração de dois novos shoppings, que estão em fase de instalação na zona Norte de Manaus. “Se os dois novos shoppings que estão prestes a inaugurar na zona Norte, conseguirem abrir em sua totalidade de lojas até o fim do ano serão mais de quatro mil novas vagas”, conta o presidente da CDLM Ralph Assayag. “Com o engajamento total, entre shoppings e centro da cidade, esperamos contratar os cinco mil temporários que o período pede. Estes números são a necessidade real da época, mas podem ser adicionados mais quatro mil com os novos centros comerciais”, finaliza.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar