O governador do Amazonas, Roberto Cidade, e o governador eleito, Omar Aziz, iniciaram nesta quinta-feira (29/10) as articulações para a transferência da administração estadual. Em reunião na sede do Governo do Amazonas, na zona oeste de Manaus, os dois trataram da colaboração entre as gestões e do acesso às informações necessárias para preparar a mudança de comando do Executivo.
Também participaram do encontro o vice-governador Serafim Corrêa e a vice-governadora eleita, Alessandra Campelo. A reunião estabeleceu o alinhamento inicial para o trabalho das equipes responsáveis pela transição, com foco na disponibilização de dados sobre o funcionamento da máquina pública e na continuidade dos serviços estaduais.
Cidade afirmou que a atual administração está disponível para fornecer as informações solicitadas pela equipe do governador eleito. Segundo ele, a intenção é garantir condições para que a próxima gestão organize o planejamento antes de assumir o governo, em 6 de janeiro.
“Estamos à disposição para colaborar da melhor forma possível na transição do governo, para trabalhar em conjunto com a comissão e dar todas as informações para que o governador eleito e a vice-governadora eleita possam, a partir do dia 6 de janeiro, trabalhar pelo nosso estado”, declarou.
O governador também destacou a transparência como um dos princípios que deverão orientar o processo. “É muito importante que a gente possa conduzir essa transição com muita transparência, porque é dessa forma que o povo vai nos cobrar”, afirmou.
Omar Aziz prevê planejamento a partir dos dados
Omar Aziz disse que a conversa permitiu estabelecer as bases para a cooperação entre as equipes e agradeceu à atual gestão pela disponibilidade em compartilhar informações. Para o governador eleito, o acesso aos dados administrativos será necessário para organizar as ações do governo a partir da posse.
“Tanto eu quanto a Alessandra tivemos uma conversa bastante demorada aqui com o governador e o vice, e eles colocaram todo o governo à disposição para fazer uma transição e ter acesso ao conjunto de informações. Isso é importante para que a gente possa trabalhar, se planejar para o ano que vem, a partir do momento que eu assumir”, afirmou.
O governador eleito também agradeceu a Roberto Cidade e à equipe estadual pela receptividade durante o encontro.
Com o início das tratativas, a próxima etapa será a organização do trabalho entre os representantes das duas administrações. O compartilhamento de informações deverá subsidiar o diagnóstico da estrutura estadual e orientar as prioridades da gestão que assumirá o governo em janeiro.














