O TCE (Tribunal de Contas do Estado) acaba de lançar o sistema de Gefis (Gestão Fiscal) com o objetivo de aperfeiçoar a gestão de controle externo dos seus jurisdicionados por meio da linguagem informatizada. O sistema – semelhante ao da Receita Federal e disponível no site do tribunal (www.tece.am.gov.br) – já está funcionando sob a coordenação da Escola de Contas, que está oferecendo treinamento, inicial, para os órgãos da esfera municipal. O novo instrumento adotado pelo TCE aposenta o papel em substituição ao processo online, onde serão informados os dados que atendam as exigências da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) em tempo mais ágil.
O sistema desenvolvido pela Secretaria de Informática do Tribunal em parceria com Comissão de Verificação da Responsabilidade Fiscal segue uma padronização a exemplo de outros com uma filosofia moderna construída em sintonia com as novas metas da atual presidência do Tribunal de Contas do Amazonas que tem como premissa básica a celeridade nas decisões daquela corte. “O TCE está se adequando a linguagem informatizada junto aos nossos jurisdicionados”, diz o presidente do órgão, conselheiro Júlio Pinheiro.
A implantação do novo sistema traz um elenco de vantagens tanto para o TCE quanto para o jurisdicionado. Para o Tribunal, podem se destacar as seguintes vantagens: sintetização das informações fiscais; agilidade nos procedimentos de verificação da responsabilidade fiscal; redução no volume de documentos enviados entre outros. Para o jurisdicionado, o sistema permitirá com maior brevidade, a emissão de certidão de regularidade fiscal, emissão de informação, emissão de relatórios para controle social, além do acompanhamento pelo TCE da prestação de contas online.
Outra vantagem do sistema implantado é que ele capta das instituições com sistema de gestão própria, os dados para o sistema do TCE. Na verdade, o sistema adotado é semelhante ao da Receita Federal. O Gefis é totalmente disciplinado pela Resolução nº 11 de 28 de setembro de 2009, que dispõe sobre a remessa obrigatória – pelo sistema – dos dados referentes aos relatórios de execução Orçamentária e de Gestão Fiscal.
Tribunal de Contas adota informatização nos procedimentos de gestão
Em: 31 de março de 2010
O TCE (Tribunal de Contas do Estado) acaba de lançar o sistema de Gefis (Gestão Fiscal) com o objetivo de aperfeiçoar a gestão de controle externo dos seus jurisdicionados por meio da linguagem informatizada
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Dólar no fim de 2026 segue em R$ 5,20 pela 14ª semana consecutiva, projeta Focus
21 de setembro de 2026

Brasil fecha Copa do Mundo de ginástica com mais cinco pódios
21 de setembro de 2026

Recomendações de criadores já levaram 76% dos consumidores à compra
21 de setembro de 2026

Varejo cresce, mas consumidor reduz ritmo em compras de maior valor
21 de setembro de 2026

Brasil e EUA: entenda as relações após alerta sobre eleições
21 de setembro de 2026

ONU: Lula defende multilateralismo e reforma do Conselho de Segurança
21 de setembro de 2026

No 1º turno, Lula tem 40%, Flávio, 37%, e Augusto Cury, 6%, aponta pesquisa BTG/Nexus
21 de setembro de 2026

Petrobras batiza primeiro navio a navegar com tripulação 100% feminina
19 de setembro de 2026