A competência que se exige de um líder em momentos de crise não é a técnica, mas sim a capacidade de estabelecer um objetivo claro, engajar as pessoas e oferecer a estrutura necessária para realizá-lo.
Para se estabelecer um objetivo é necessário que seja capaz de transformar um propósito maior, em cenários a ser atingido ao longo do tempo.
propósito maior no setor aéreo é: fazê-lo em segurança. Cada um destes cenários é um objetivo a se atingir. Engajar pessoas nada mais é do que falar com elas de forma marcante e inspiradora, para que sintam a responsabilidade de sua função no preenchimento deste cenário futuro e, mais que isto, cobrarem das demais seu papel. Não basta que os indivíduos em uma organização façam somente o que lhes cabe, é preciso que se responsabilizem pelo todo.
Olhando o caos aéreo e a inaceitável incompetência de nossos líderes, é o momento onde se faz necessário cobrar o que se espera deles.
Em primeiro lugar, capacidade de selecionar as melhores pessoas para resolver os problemas.
O melhor critério a se adotar é o da competência. Existem evidências, há meses, de que o atual ministro da defesa já teve tempo demais para demonstrar sua capacidade de endereçar a crise. Sua permanência manifesta que o presidente não possui um critério válido para escolher seus subordinados. Se na área da defesa temos um ministro deste nível, imaginamos nas demais.
Na verdade não precisamos imaginar. O que Marta Suplicy entende de turismo e qual a sua responsabilidade pelo caos aéreo? O ministério do turismo deveria auxiliar a definir a localização de aeroportos de forma a criar rotas em acordo com as necessidades do turismo de lazer e, principalmente, de negócios.
Para o primeiro caso, saber os principais destinos e sua sazonalidade; já para o segundo estabelecer uma agenda unificada de eventos. Sem esta agenda unificada, temos a concentração desorganizada de atividades em uma única localidade, o que aumenta o afluxo de pessoas e sobrecarrega não apenas os aeroportos, mas a estrutura da cidade, gerando condições de risco. Isto é o mínimo em uma análise rápida sobre o que está sobre seus ombros.
Falando sobre pessoas e estruturas, o cenário do setor aéreo que queremos ver definido pelos líderes é: quantos controladores de vôo precisamos? Quanto tempo demora para formá-los e o que está sendo feito para que nunca mais tenhamos falta de mão-de-obra para este ponto crucial da segurança dos vôos? No caso da infra-estrutura, afinal quem são os fornecedores dos computadores, softwares e das telas de radares a disposição dos controladores? Estamos usando o que existe de mais moderno e seguro no mundo? Quais são os critérios para se comprar estes equipamentos e o que estamos fazendo para que se mantenham operacionais, de uma vez por todas, ao longo do tempo?
No caso da construção e manutenção dos aeroportos: a Infraero cumpriu seu papel no passado, mas não tem velocidade e qualidade técnica operacional para construir e manter aeroportos dentro das exigências do mundo moderno. Seguindo o modelo bem-sucedido das telecomunicações é o momento de privatizarmos a construção e a manutenção dos aeroportos.
O Brasil tem pressa e a Infraero está muito atrasada em relação às nossas reais necessidades. Além disso, pelo esforço feito para que não sejam investigadas as evidências de corrupção, pode-se imaginar qual o nível de prioridade que seus funcionários mais elevados dão para a segurança das operações dos aeroportos.
Por fim, os líderes das companhias aéreas precisam sair de suas cadeiras e salas e parar de usar seus jatos executivos. Usar os mesmos aviões que oferecem a nós, sujar as mãos e ver de perto o que ocorre com seus funcionários e passageiros na dura realidade dos aeroportos. Não basta pensar no resultado da companhia se ele está sendo obtido em condições inaceitáveis a que são submetidos seus subordinados e seus clientes. Ao invés de colocarem telefones e call centers à disposição de todos, fariam melhor se fossem
Vemos estarrecidos líderes despreparados
Em: 27 de agosto de 2007
Falando sobre pessoas e estruturas, o cenário do setor aéreo que queremos ver definido pelos líderes é: quantos controladores de vôo precisamos?


Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

Crédito do BNDES para Plano Safra se aproxima de R$ 30 bilhões
29 de abril de 2025


Governo do Amazonas institui Sistema Jurisdicional de REDD+
29 de abril de 2025

MPAM recomenda medidas de segurança para o 58º Festival de Parintins
29 de abril de 2025

Parceria com setor privado quer reduzir tempo de espera no SUS
29 de abril de 2025

Prisão de Collor é mantida pelo STF por 6 votos a 4
29 de abril de 2025

Cidade no Acre agora é a Capital Nacional da Castanha, estabelece lei
29 de abril de 2025
