A taxa de juros média para pessoa física passou de 6,58% ao mês em dezembro de 2011 para 6,40% ao mês em janeiro de 2012, segundo levantamento da Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) divulgado ontem. A taxa de janeiro é a menor da série histórica da instituição, que teve início em 1995.
Das seis linhas de crédito pesquisadas, os juros do cartão de crédito rotativo ficaram estáveis e as taxas das demais foram reduzidas no mês.
Acompanhando a mesma tendência de queda, a taxa de juros média geral para pessoa jurídica foi de 3,87% ao mês (ou 57,72% ao ano) em dezembro para 3,79% ao mês (ou 56,27% ao ano) em janeiro, sendo a menor desde outubro de 2010. A pesquisa atribui essa queda nas taxas à redução da Selic (taxa básica de juros) promovida pelo Banco Central em janeiro e a queda do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) nas operações de crédito, entre outros fatores.
A perspectiva da associação é que as taxas de juros voltem a ser reduzidas nos próximos meses devido às “prováveis reduções da taxa básica de juros (Selic) conforme sinalizações do Banco Central, bem como de todas as medidas que o Banco Central e Ministério da Fazenda vem promovendo para evitar uma desaceleração forte na econonomia”.
Taxa média de juros é a menor desde 1995
Em: 17 de fevereiro de 2012
Dados de janeiro mostram que o ano começa confirmando a tendência de queda que vinha desde o ano passado, com a redução da Selic
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

CNI avalia que Política Nacional de Minerais Críticos fortalece a indústria brasileira
17 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Marisa Monte são indicadas
17 de setembro de 2026

Campanha de Lula aciona TSE e pede direito de resposta após propaganda eleitoral de Flávio
17 de setembro de 2026

Anúncio com a ressalva ‘só para rodar’ é sinal de documentação irregular
17 de setembro de 2026

Conselho sobre minerais críticos é detalhado com 18 competências e reforça teor geopolítico
17 de setembro de 2026

Brasil Soberano 3 começa a receber pedidos de empréstimos de empresas
17 de setembro de 2026

Produção agrícola brasileira superou R$ 927 bilhões em 2025
17 de setembro de 2026

Píer provisório do Chibatão segue para Itacoatiara e reforça logística durante vazante
17 de setembro de 2026