Os estrangeiros estão mais confiantes no controle da inflação pelo Brasil. É o que mostra a sexta edição do Monitor da Percepção Internacional do Brasil divulgada, ontem, pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). O indicador relativo ao tema voltou ao campo positivo, 23 pontos, após passar grande parte de 2011 no campo negativo. Apesar disso, a expectativa dos agentes internacionais entrevistados (embaixadas, câmaras de comércio, empresas com controle estrangeiro e organizações internacionais) indicam expectativa de inflação ainda acima da meta, próxima a 5,5% nos próximos 12 meses.
As últimas edições da pesquisa indicam progressivo arrefecimento das expectativas quanto à evolução do PIB (Produto Interno Bruto). O índice relativo ao tema, que chegou a 59 pontos nas duas primeiras edições – realizadas em 2010 –, vem diminuindo e atingiu seu menor nível, 14 pontos. A resposta mais frequente, dada por 62% dos entrevistados, revela expectativa de crescimento entre 1,6% e 3,5% nos próximos 12 meses. Taxas de crescimento acima desse nível foram sugeridas por apenas um terço dos entrevistados.
O indicador acerca dos níveis de acesso da população a bens de consumo apresentou variação positiva de 35 pontos, passando de -8 pontos, em agosto, para 27 pontos, em março de 2012.
O estudo “sugere que o fundo do poço em termos de crescimento econômico pode já ter ficado para trás. Reforçam esta avaliação as expectativas de melhoria das condições gerais de crédito, cujo indicador passou da neutralidade para +14 pontos, o que sugere a continuidade do processo de afrouxamento das políticas de crédito e juros do BCB (Banco Central do Brasil)”, dizem os pesquisadores do Ipea.
Estrangeiros demonstram mais confiança na economia do país
Em: 28 de março de 2012
Os estrangeiros estão mais confiantes no controle da inflação pelo Brasil. É o que mostra a sexta edição do Monitor da Percepção Internacional do Brasil divulgada, ontem, pelo Ipea
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

CNI avalia que Política Nacional de Minerais Críticos fortalece a indústria brasileira
17 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Marisa Monte são indicadas
17 de setembro de 2026

Campanha de Lula aciona TSE e pede direito de resposta após propaganda eleitoral de Flávio
17 de setembro de 2026

Anúncio com a ressalva ‘só para rodar’ é sinal de documentação irregular
17 de setembro de 2026

Conselho sobre minerais críticos é detalhado com 18 competências e reforça teor geopolítico
17 de setembro de 2026

Brasil Soberano 3 começa a receber pedidos de empréstimos de empresas
17 de setembro de 2026

Produção agrícola brasileira superou R$ 927 bilhões em 2025
17 de setembro de 2026

Píer provisório do Chibatão segue para Itacoatiara e reforça logística durante vazante
17 de setembro de 2026