Indústria alerta para efeitos de movimento grevista

Em: 3 de julho de 2012
Os efeitos da Operação Crédito Zero já são identificados nas planilhas de metas de fiscalização das DRF
Os efeitos da Operação Crédito Zero já são identificados nas planilhas de metas de fiscalização das DRF

Os efeitos da Operação Crédito Zero já são identificados nas planilhas de metas de fiscalização das DRF (Delegacias da Receita Federal do Brasil). No Amazonas, a baixa no volume de liberações continua preocupando o Polo Industrial de Manaus.
A ação teve início na segunda quinzena de junho em todo o país e os números já despencaram. Em junho de 2011, o resultado ficou em 10,5%, enquanto que, no mesmo período de 2012, o percentual referente à meta caiu para 6,4%, uma redução de aproximadamente de 40%.
Os acumulados do ano também ratificam a força do movimento grevista dos auditores fiscais. Tomando como exemplo o período de janeiro a maio deste ano, os números acumulados foram maiores do que o registrado em 2011 (34,2%, em 2012, contra 33,9%, em 2011). Ao somar o mês de junho, o índice desce de 44,4% no primeiro semestre do ano passado para 40,6% neste ano.
No Amazonas, sabe-se que o valor apresentado nas planilhas de metas de fiscalização também segue o padrão nacional. Segundo dados cedidos pelo Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil), as duas semanas que fecharam junho amargou um índice de pouco mais de 4%.
Para o presidente da DS (Delegacia Sindical) do Sindifisco, Eduardo Toledo, os valores comprovam que, caso a paralisação se mantenha por mais tempo, os resultados finais de 2012 devem ter uma queda incalculável. “A cada dia que cruzamos os braços, mais cargas se acumulam nas alfândegas”, alerta.
Segundo Toledo, a intenção não é radicalizar o movimento. No entanto, o representante garante que a categoria vai permanecer as ações de crédito zero na zona secundária e operação-padrão na zona primária.

Indústria reage

O presidente do Cieam (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), Wilson Périco, diz que ainda está operando junto à assessoria jurídica da entidade para estabelecer maneiras de impedir que os auditores fiscais mantenham a política de “desembaraço zero” – para as quintas e sextas-feiras – e de operação-padrão para os outros dias da semana.
Sindifisco Nacional anuncia nova assembleia para a primeira quinzena de julho. O objetivo é reunir os auditores fiscais nas DS (Delegacias Sindicais) e representações para deliberar sobre as propostas apresentadas em São Paulo, na última semana de junho.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar