Se fizermos um exercício imaginativo de como eram os nossos antepassados, independente de lideranças, e quais eram as formas de conquistar aquilo que eles precisavam para manter o corpo e a mente saudáveis, vamos nos assustar.
Eles eram pessoas completamente ativas, porque eram forjados para isso: precisavam cortar lenha, caçar, plantar e estruturar toda a vida cotidiana com trabalho braçal e esforço, muito esforço.
O homem evoluiu muito e hoje temos uma vastidão de alimentos dispostos a nós, pela tela do celular conseguimos acessar o que queremos comer e essa mesma comida chega até nossa casa. Temos hoje o acesso às plataformas para nos exercitarmos, profissionais sérios e dispostos vendendo cursos, atendendo online, entregando conteúdo até nas redes sociais.
Mas por que é tão difícil mantermos o foco em cuidar da nossa saúde? Ou melhor, por que negligenciamos tanto aquilo que traz benefícios apenas a nós mesmos?
Quero abordar este tema para os líderes porque tenho visto muitos deles cuidando intensamente de suas rotinas de trabalho para gerarem mais resultado, intensificando suas ações para que todos da equipe estejam bem, passam horas repassando as estratégias para manterem competitivos e dedicando-se aos estudos na motivação de manterem-se atualizados, mas pouca ou quase nenhuma dedicação para o bem estar físico e emocional.
O ser humano tem uma tendência natural a fugir da dor e buscar aquilo que traz conforto, isso porque entende que se algo traz benefícios em longo prazo, exige esforço, luta e dor, então prefere e opta pelo prazer imediato e vai cultivando hábitos ruins ao longo da vida.
A criação de novos hábitos passa pelo processo de quebra dessa barreira que nem sempre é fácil, mas é necessária para que a qualidade de vida melhore e reestabeleça. É preciso, antes de tudo, recriar imagens positivas dentro da mente e vencer as crenças limitantes impostas por nós mesmos.
É importante falar de saúde, mas entender primeiro o que parte dos nossos sentimentos com relação à comida e os exercícios é o que vai fazer virar a chave para conquistar não o corpo e nem a alimentação perfeita, mas vai nos mover em busca daquilo que causa bem-estar.
É comprovado por meio de estudos os benefícios dos bons alimentos e dos exercícios físicos e podemos elencar alguns deles:
- Alivia o estresse;
- Melhora o sono;
- Fortalece a imunidade;
- Alivia sintomas de ansiedade e depressão;
- Aumenta a produtividade;
- Melhora a autoestima;
- Melhora a capacidade de memorização.
Avaliando estes benefícios fica ainda mais evidente os ganhos também profissionais quando líder se dispões a cuidar de si.
Além de termos uma lista vasta de benefícios, é preciso antes de qualquer coisa mudar a vontade. A vontade nada mais é do que a capacidade do ser humano de escolher, decidir e livremente praticar ou deixar de praticar certos atos. Quando a vontade está desregulada faz com que façamos más escolhas e acabemos caindo nos mesmos hábitos antigos que não nos causam nenhum benefício.
Na correria do dia-a-dia é comum que as pessoas esqueçam de construir bons hábitos, às vezes a rotina é tão pesada que sequer sobra tempo, mas há de se lembrar sempre que saúde é importante e se nosso corpo padece, todo o resto também padece.
Embora a rotina seja puxada e corrida, há algumas formas de adequar para que a saúde não seja negligenciada:
- Aplicativos de lembrete: Alguns aplicativos ajudam nos lembretes para beber água, eles dão avisos em alguns minutos e estimulam que a pessoa lembre que está na hora de se hidratar;
- Atividade física: No meio da correria do dia fica difícil ir à academia, por isso, existem algumas formas de movimentar o corpo que são aplicáveis: aplicativos de treinos em casa, plataformas, canais de vídeos, caminhadas ao ar livre. O importante é movimentar o corpo, ainda que seja por meia hora a cada dia;
- Organização da alimentação: A rotina muitas vezes impede uma alimentação saudável e acabamos tendo dificuldade em colocar isto em prática, mas temos que nutrir nosso corpo para que possamos suportar com vigor nosso dia, por isso, existem formas de organizar a alimentação: seja comprando refeições prontas, seja realizando um cronograma para a semana ou até mesmo registrando em aplicativos o que se come. É importante sempre pensar em qual a melhor forma que se adequa à sua realidade.
Uma rotina de vida saudável faz com que nosso corpo se fortaleça e possa criar vigor para enfrentar o dia-a-dia. Pessoas que se alimentam bem e praticam exercícios físicos, tendem a se sentir melhores, mais alegres e dispostas.
O nível de estresse e ansiedade que muitas vezes é causado pela ausência de uma rotina saudável some à medida que começamos a construir bons hábitos. Há diversos estudos que comprovam os benefícios dos exercícios, da boa alimentação, da higienização do sono e da hidratação.
Vai além da vaidade e da estética, passa mesmo pelo âmbito de se cuidar, se amar e se querer bem. Só nós sabemos nossos limites, a forma como podemos adequar nossa rotina à nossa realidade; somos nós quem somos os fatores determinantes das decisões.
Queira-se bem. Cuide-se sempre.