‘Debandada’ de políticos marca sessão na CMM

Em: 4 de outubro de 2011
O início da semana foi marcado pelo anúncio de mudanças partidárias de seis vereadores da CMM (Câmara Municipal de Manaus).
O início da semana foi marcado pelo anúncio de mudanças partidárias de seis vereadores da CMM (Câmara Municipal de Manaus).

O início da semana foi marcado pelo anúncio de mudanças partidárias de seis vereadores da CMM (Câmara Municipal de Manaus). As mudanças, mais do que um processo natural normal no cenário político, foram provocadas pelos dois chefes do Poder Executivo: o prefeito Amazonino Mendes que deixou o PTB para ingressar e liderar o PDT, e o governador Omar Aziz, que se tornou um dos principais caciques do PSD. As mudanças já começaram a causar uma debandada.
A primeira delas aconteceu ontem, na CMM (Câmara Municipal de Manaus). O primeiro a anunciar a transferência de partido foi o vereador Wilton Lira, que era do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e em breve deve anunciar o novo partido ao qual se filiará. O parlamentar explicou que apresentou sua desfiliação no último dia 02 ao presidente do PTB, deputado federal Sabino Castelo Branco. Lira agradeceu aos representantes do partido e afirmou que seu desligamento aconteceu de forma amigável.
“Quero agradecer ao meu amigo vereador Reizo Castelo Branco, presidente da Executiva Municipal, pelo carinho que sempre teve comigo e por nossa amizade. Questões partidárias passam, nos próximos dias estarei anunciando o partido do qual farei parte”, destacou Lira.
Outros vereadores também aproveitaram a sessão plenária para informar a mudança de rumo partidário. Filiados também ao PTB, Marise Mendes, Luiz Alberto Carijó e Dr. Denis devem assinar ficha de filiação ao PDT (Partido Democrático Trabalhista), assim como o fez o líder político deles, o prefeito Amazonino Mendes.
Já o vereador Francisco Gomes anunciou que deixa o PMN (Partido Municipalista Nacional) e deve rumar pa­ra o recém-instituído PSD (Partido Social Democrata), sigla que tem como o maior líder local o governador do Amazonas, Omar Aziz. O vereador Francisco da Jor­nada deixa o Partido Progressista (PP) e já anunciou que também vai para o PDT.
Os parlamentares que têm pretensões de candidatar-se no próximo pleito (em 2012, eleições municipais) têm até esta sexta-feira para anunciar sua desfiliação de um partido e ingresso em outro.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar