Aumenta otimismo do comércio em novembro

Em: 4 de dezembro de 2012
A proximidade do Natal deixou os comerciantes brasileiros ainda mais otimistas em novembro
A proximidade do Natal deixou os comerciantes brasileiros ainda mais otimistas em novembro

A proximidade do Natal deixou os comerciantes brasileiros ainda mais otimistas em novembro. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) subiu 0,5%, após já ter registrado alta de 2,2% em outubro, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Embora a confiança ainda esteja em patamar inferior (-1,4%) à registrada no mesmo mês de 2011, a pesquisa registrou melhora no resultado pelo quarto mês consecutivo. “O empresário sabe que vai vender bem em dezembro, então ele fica mais otimista”, disse Fábio Bentes, economista da CNC.
O avanço foi provocado, sobretudo, pela alta de 1,7% no indicador que mede a intenção de investimentos do empresário do comércio. Houve aumento na expectativa de contratação de funcionários e na previsão para o nível de investimentos das empresas. Entretanto, os comerciantes estão insatisfeitos com o item que mede a situação atual dos estoques: houve recuo de 1,0%, para um patamar de 95,3 pontos, o que indica pessimismo.
“Os empresários se prepararam para um nível de vendas que não se concretizou. Embora o aumento nas vendas que esperamos para este ano seja importante, em anos anteriores houve crescimento de dois dígitos. É mais um desapontamento do que uma preocupação”, explicou Bentes.
A CNC prevê uma expansão de 8,5% nas vendas do comércio em 2012. Para 2013, a previsão é de crescimento de 6,5%.
O índice de expectativas da pesquisa registrou melhora de 0,5% em relação a outubro. Os empresários mostraram-se mais otimistas em novembro tanto sobre a situação econômica quanto sobre o cenário para o setor para os próximos meses.
“As expectativas dos empresários estão nas alturas. Isso está em linha com as previsões para o PIB e para a economia no ano que vem, que são bem melhores do que para esse ano”, justificou Bentes.
Houve insatisfação apenas em relação ao momento presente. O indicador das condições atuais mostrou uma queda de 1,0%. “Parece que os empresários estavam esperando um resultado melhor mesmo da economia”, concluiu Bentes.
A pesquisa da CNC é conduzida mensalmente com cerca de 6 mil empresas do comércio varejista em todas as capitais do País. Os índices recebem uma pontuação de um a 20, sendo que resultados abaixo de 100 pontos são considerados insatisfação, enquanto patamares acima de 100 pontos indicam satisfação.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar