COPA 2014 – Em nota, Ministério do Esporte nega

Em: 28 de janeiro de 2012
A UGP-Copa (Unidade Gestora do Projeto Copa), do governo do Amazonas, consultou o próprio Ministério do Esporte e o Comitê Organizador Local para desfazer o engano
A UGP-Copa (Unidade Gestora do Projeto Copa), do governo do Amazonas, consultou o próprio Ministério do Esporte e o Comitê Organizador Local para desfazer o engano

A Assessoria de Imprensa do Ministério do Esporte enviou nota, na última sexta-feira (27), afirmando que as obras da Arena da Amazônia, em Manaus, não estão atrasadas, diferentemente do que foi declarado pelo secretário-executivo Luis Fernandes, na última quarta-feira (25), quando foi empossado no cargo.
Fernandes fez a declaração à uma jornalista do Portal UOL, em Brasília, quando afirmou que “O relatório da Fifa aponta que haveria dois estádios que mereceriam uma atenção maior (…) Natal, em primeiro lugar (…) e Manaus”, referindo-se a atrasos nas obras dos estádios. A notícia, publicada na quarta-feira (25) e chamando atenção para o suposto atraso em Manaus, foi repercutida por toda a imprensa regional no Amazonas e por outros sites de notícias nacionais.
A correção da informação foi feita somente há três dias pela assessoria de imprensa do ministério, explicando que “a menção a um suposto atraso em Manaus no relatório da Fifa decorreu de erro de informação em briefing prestado ao secretário às vésperas de sua posse. Em nenhum momento a Fifa considerou que o estádio está com obras atrasadas”. Logo após a publicação da notícia no UOL, a UGP Copa (Unidade Gestora do Projeto Copa), do governo do Amazonas, consultou o próprio Ministério do Esporte e o Comitê Organizador Local (LOC, sigla em inglês) e confirmou a inexistência de relatório que faça qualquer menção a atrasos nas obras em Manaus, corroborando a informação oficial do governo amazonense, de que a construção da Arena da Amazônia está seguindo rigorosamente o cronograma planejado e informado sistematicamente à Fifa e ao governo federal.

Surpresa

Para o coordenador da UGP Copa, Miguel Capobiango Neto, a retificação da informação por parte do Ministério do Esporte coloca um ponto final no boato de que o Estado está com as obras aquém dos prazos. “As obras começaram há um ano e meio e a arena será entregue pela construtora em junho de 2013, prazo previsto desde o início dos trabalhos”, afirmou.
Capobiango disse, também, que as obras avançam de acordo com o cronograma pré-estabelecido e que o acompanhamento tem sido feito de perto pelo governo do Estado junto à Construtora Andrade Guttierrez. Atualmente, a construção está 33% concluída.
O coordenador da UGP Copa declarou que recebeu com estranheza as declarações do recém-empossado secretário-executivo, mas que logo imaginou que se tratava de um equívoco involuntário. “Desejamos um bom trabalho ao secretário Luis Fernandes e nos colocamos à disposição para esclarecimentos sempre que formos demandados para isso”, finalizou.
A nota do Ministério do Esporte informa que o secretário-executivo Luis Fernandes estará na comitiva do ministro Aldo Rebelo, que visitará o Amazonas no próximo dia 3 de fevereiro.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar