Eletromobilidade viabiliza investimentos R$ 10 milhões no PIM

Em: 27 de setembro de 2023

Andréia Leite

Insta: @andreia_leite_   Face: @jcommercio

Enquadrada em um dos setores produtivos de maior pujança, o Polo de Duas Rodas da Zona Franca de Manaus, a Watts, marca do Grupo Multi dedicada à mobilidade elétrica, anuncia a abertura de uma nova fábrica em Manaus para a produção de sua linha de motos, scooters e bikes. A aposta vem ao encontro  de muitos investimentos a serem explorados dentro dos processos fabris voltados à eletromobilidade que avançam no Polo PIM (Polo Industrial de Manaus).

Com cerca de 6.400 m², e investimento inicial de R$10 milhões, a chegada à capital amazonense marca o plano de expansão da marca no País, que pretende fabricar em território nacional em torno de 8 mil produtos por mês.

A expectativa da fabricante é que com o processo produtivo, terá maior controle de qualidade, logístico, além de garantir aos concessionários e clientes uma eficiência de peças e pós-venda. “Nossa capacidade de produção é de 100 mil unidades ano, portanto, podemos garantir a expansão da rede de concessionárias e aumento do volume de vendas”, informou Rodrigo Gomes, fundador e diretor da Watts.

Sobre a mão de obra, a empresa contará inicialmente com um time dedicado de mais de 50 colaboradores na fábrica, chegando a aproximadamente 80 colaboradores com expectativa desse número aumentar junto com as quantidades produzidas.

“Nosso time de engenheiros possui uma grande experiência com veículos 2 rodas. Os equipamentos e maquinários são os mais avançados do mercado para garantir uma produção em larga escala, prezando sempre pela qualidade na homologação e fabricação da nossa linha de produtos”, garantiu Rodrigo Gomes. 

Para o Grupo Multi, o segmento de mobilidade elétrica é extremamente estratégico. A nossa fábrica em Manaus representa um importante marco no plano de expansão nacional da marca. Houve investimento em maquinários de última geração para a fabricação de motos, bicicletas e scooters elétricas, que garantirão uma qualidade superior e um ótimo custo para o consumidor, o que contribuirá para a democratização do consumo destes produtos”, comentou Rodrigo Gomes, fundador e diretor da Watts Mobilidade Elétrica.

A marca se concretizará como montadora de veículos elétricos, o que trará vantagens operacional e financeira significativas para o negócio, assim como para os consumidores. A produção local permitirá mais controle dos processos, ampliando a qualidade e eficiência nos pós venda, garantindo total segurança, transmitindo essa confiança aos clientes.

Segundo Gomes, a fábrica da Watts, que se encontra em Manaus, está localizada na região conhecida como o polo das 2 rodas no país, sendo o melhor caminho para nacionalizar o projeto. “Será possível adequar cada produto para as necessidades do consumidor nacional. Em curto prazo, a fábrica representa um diferencial competitivo, tanto no quesito custo quanto no reconhecimento e consolidação da marca.”


A unidade em Manaus também comprova a aposta do Grupo Multi para o crescimento do segmento dentro da companhia. Além disso, permite que a empresa explore novas possibilidades, internalizando ainda mais o conhecimento e a experiência para o desenvolvimento de produtos e tecnologias.

Segmento promissor

Os investimentos em produtos elétricos no PIM vêm ganhando cada vez mais força. O que anima a indústria local. Lideranças do setor produtivo avaliam que a aposta nestes produtos é uma tendência e um caminho sem volta, especialmente analisando o mercado dos países mais desenvolvidos. A substituição do modal de transporte para veículos movidos a energia limpa e renovável é uma realidade de adaptação a longo prazo.

No Brasil, ainda caminhamos lentamente rumo a essa consolidação. Se comparada com a produção dos veículos movidos à combustão ou autopropelidos, os números dos veículos elétricos manufaturados no Polo Industrial de Manaus ainda é relativamente baixo”, comenta o presidente da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), Antonio Silva. 

“Outros grandes projetos como da empresa Davinci, para fabricação de patinetes elétricos, Voltz Motors, motoneta elétrica, OX e Sense, bicicletas elétricas, nos sinalizam que esse é um segmento em expansão no Amazonas”. 

Saiba
No ano de 2022, foram 1.362.129 unidades de motocicletas emplacadas, o melhor resultado dos últimos oito anos, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores),  a federação espera que o segmento cresça 9% em 2023 .

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Pesquisar