Entre antepastos e óculos

Em: 20 de fevereiro de 2025
Do segmento gastronômico para o ótico, a visão da advogada empreendedora em inovar nos negócios.

As oportunidades passam pela nossa frente. Cabe a nós percebê-las e aproveitá-las. Foi o que aconteceu com a advogada e agora empresária Haretha Braga durante a pandemia. O prazer de servir antepastos às amigas, em sua casa, acabou se transformando num empreendimento de sucesso, a Anntipastti, especializado em produzir antepastos.

“Naquela época nada estava aberto, com isso, minhas amigas pediam para eu fazer os antepastos, que elas comiam na minha casa, e entregar para elas. Vi nisso uma oportunidade de negócio. A Anntipastti começou na cozinha do meu apartamento, em 2021, como delivery e, com apenas um ano e meio, em 2022, resolvi abrir a loja física, que logo se tornou um bistrô”, contou.

Apaixonada por fazer comidas e pela culinária mediterrânea, Haretha herdou essa paixão da mãe com quem aprendeu os segredos dos melhores antepastos: pimentões marinados, berinjelas temperadas, azeitonas recheadas sem faltar as receitas com segredo de família.

“Alguns dos antepastos são criações minhas, como por exemplo as Melbas e as mini Pallas que, por sinal, são uma explosão de sabores, e alguns, realmente, são receitas de família”, revelou.

A Anntipastti iniciou com a própria Haretha, na cozinha, e um entregador. Hoje a loja, localizada na av. Coronel Teixeira, 4981, Quiosque A – Ponta Negra, tem dez funcionários, com produção diária. E o delivery continua pelo: 9 8531-7131.

“Vai acabando, vai sendo produzido mais, tudo bem fresquinho. Dou muito valor para a qualidade dos nossos produtos, então, tudo é de primeira qualidade”, assegurou.

No cardápio, os clientes podem escolher entre tábuas de antepastos cuidadosamente montadas, além de pratos exclusivos inspirados nas memórias das viagens de Haretha, que podem ser harmonizados com vinhos selecionados.

 

Geleia de damasco

“Tenho uma grande carta de vinhos. Amo vinhos e todos foram cuidadosamente selecionados e escolhidos por mim. Hoje, na Anntipastti, possuímos mais de 150 rótulos para que as opções possam agradar aos mais exigentes paladares”, disse.

Haretha confirma que todos os seus antepastos são exclusivos.

“A geleia de damasco, por exemplo, provei muitas geleias, fiz várias receitas, até conseguir criar a minha. E o que fez a minha geleia ser o que é hoje foi exatamente essa mistura e união de culturas. E assim foi com os demais antepastos. Outra curiosidade: já contratei vários chefs para melhorar o menu da Anntipastti, mas no final sou eu quem ajusta e dá o toque final”, destacou.

Diferente de outros chefs que gostam de gourmetizar a culinária amazônica, Haretha, por enquanto, pensa diferente.

“Não tenho antepastos com produtos regionais ainda. A princípio, quis criar algo diferente de tudo que existia em Manaus, promovendo uma experiência inovadora, inspirada nas viagens que já fiz, e faço pelo mundo e, com isso, enriquecer ainda mais o paladar da nossa população manauara. Atualmente, os antepastos queridinhos dos clientes são o Pesto e a Caponata de Beringela”, confirmou.

Casais, amigos e até famílias inteiras se encontram no Anntipastti não apenas para uma refeição, mas para uma experiência inesquecível. É o que Haretha promete.

“Comida boa não é apenas sobre sabores, mas sobre conexões. Cada tábua, cada prato, cada taça de vinho que sai daqui tem um pedacinho do meu coração”, afirmou.

 

40 marcas

E o que dizer da mudança do segmento gastronômico para o ótico, promovida por Haretha? Mais uma vez a explicação é a percepção das oportunidades.

“Além da Anntipastti, eu buscava um novo negócio. Não tinha ideia do que seria, mas sabia que seria algo que tivesse a ver comigo. Então, em uma viagem a São Paulo, estive em uma feira de óculos, e foi lá que decidi abrir algo em Manaus que não existia: uma maison com óculos de alto luxo, algo além do que a nossa gente já havia visto na cidade. Assim surgiu a Maison Occhialli”, falou.

Além do luxo, Haretha trouxe marcas exclusivas, no Norte, para o novo empreendimento.

“Também temos um grande diferencial das outras óticas. Na Maison Occhialli realizamos o visagismo óptico, um estudo que analisa a melhor peça ou armação que combina com o rosto e com o momento do cliente. Outro ponto alto é nosso atendimento de excelência desde o momento em que o cliente entra na loja até sua saída”, garantiu.

Gucci, Cartier, Prada, num total de 40 marcas de alto luxo, estão disponíveis na Maison Occhialli.

“A armação de alto luxo é um tipo de óculos que se destaca pelo design exclusivo, materiais premium e acabamento sofisticado. Essas armações são geralmente produzidas por marcas renomadas da alta moda e joalheria, oferecendo status e elegância para quem as usa, além da durabilidade e garantia”, informou. 

“Costumo dizer que não são apenas óculos, mas joias que os clientes adquirem. Em novembro passado estive em Miami para escolher os modelos de óculos que só serão lançados em maio de 2025, tornando Manaus um dos primeiros lugares do Brasil onde chegam essas coleções de alto luxo”, concluiu.

A Maison Occhialli fica no mesmo endereço da Anntipastti, no Quiosque 24B.

 

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Pesquisar