O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu na sexta-feira, em discurso na abertura da 37ª Reunião de Cúpula do Mercosul, que os países da região se tornem independentes dos “humores” dos grandes bancos internacionais. Lula mencionou que dois instrumentos permitirão o financiamento próprio do Mercosul: o Banco do Sul, que deve começar a operar em breve, e o SML (Sistema de Comércio em Moeda Local). “Precisamos educar nossas empresas a gostar das nossas moedas e a não precisar tanto de dólares como hoje”, afirmou. “Nossa liquidez não pode depender dos humores dos grandes bancos internacionais”, completou.
Em defesa do bloco, Lula argumentou que o dinamismo no comércio Sul-Sul, especialmente nas trocas entre os sócios do Mercosul, foi definitivo para amenizar os impactos da queda da demanda dos países desenvolvidos. O Mercosul, dessa forma, teria assumido a função de “poderoso indutor do crescimento” e se tornado um “fator anticíclico”. “Mas necessitamos de mais integração produtiva, energética e de infraestrutura”, completou.
O presidente aproveitou o discurso para reiterar que a saída para a crise econômica mundial se deu em função da ação mais efetiva do Estado do que dos mercados e que a América Latina resistiu a seus efeitos porque fez “o contrário do que nos recomendavam”.
Lula defende que Mercosul seja menos dependente
Em: 26 de julho de 2009
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu na sexta-feira, em discurso na abertura da 37ª Reunião de Cúpula do Mercosul, que os países da região se tornem independentes dos “humores” dos grandes bancos internacionais

Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também


Lula entrega projeto de isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
18 de março de 2025

País tem recorde na produção de ovos, abate de bovinos, frango e porco
18 de março de 2025

Doação de cadeira de rodas transforma vida de moradora do AM
18 de março de 2025




Mais longe e mais rápido
18 de março de 2025