Relator do novo código de mineração, o deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG) reclamou das negociações feitas pelo Palácio do Planalto em relação à proposta e admitiu que ela pode ficar para ser votada em 2014.
O peemedebista reclamou que o governo resiste em ceder em alguns pontos que ele considera essenciais para o projeto.
“Ontem eu fiquei mais de quatro horas conversando com o governo, mas ele não abre mão de alguns pontos. O governo não aceita, por exemplo, que o texto fixe as alíquotas da Cfem [os chamados royalties da mineração]”, afirmou. “Eu cedi em aproximadamente 15 pontos e eles [governo] não cederam pelo menos em três”, completou.
O comando da Câmara estava prevendo a votação da matéria, em plenário, nos dias 10 e 11 de dezembro. O texto ainda precisa ser analisado pela comissão especial criada pela Câmara para tratar o projeto.
O relatório de Quintão altera praticamente todo o texto que o governo enviou para o Congresso. Ele aceitou várias mudanças sugeridas por empresas.
Entre os problemas identificados é que o texto principal engessa as possibilidades de o governo modificar os números relativos à questão dos royalties caso seja necessário. O texto original indicava que os royalties seriam apresentados por meio de decreto.
Novo código do setor será definido só em 2014
Em: 5 de dezembro de 2013
Relator do novo código de mineração, o deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG) reclamou das negociações feitas pelo Palácio do Planalto em relação à proposta e admitiu que ela pode ficar para ser votada em 2014
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

CNI avalia que Política Nacional de Minerais Críticos fortalece a indústria brasileira
17 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Marisa Monte são indicadas
17 de setembro de 2026

Campanha de Lula aciona TSE e pede direito de resposta após propaganda eleitoral de Flávio
17 de setembro de 2026

Anúncio com a ressalva ‘só para rodar’ é sinal de documentação irregular
17 de setembro de 2026

Conselho sobre minerais críticos é detalhado com 18 competências e reforça teor geopolítico
17 de setembro de 2026

Brasil Soberano 3 começa a receber pedidos de empréstimos de empresas
17 de setembro de 2026

Produção agrícola brasileira superou R$ 927 bilhões em 2025
17 de setembro de 2026

Píer provisório do Chibatão segue para Itacoatiara e reforça logística durante vazante
17 de setembro de 2026