Vendas aumentam 9,28% em março

Em: 29 de abril de 2011
As vendas reais do setor supermercadista em março de 2011 cresceram 9,28% na comparação com o mês imediatamente anterior e 1,94% em relação ao mesmo mês do ano de 2010, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Abras
As vendas reais do setor supermercadista em março de 2011 cresceram 9,28% na comparação com o mês imediatamente anterior e 1,94% em relação ao mesmo mês do ano de 2010, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Abras

As vendas reais do setor supermercadista em março de 2011 cresceram 9,28% na comparação com o mês imediatamente anterior e 1,94% em relação ao mesmo mês do ano de 2010, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados). No acumulado do primeiro trimestre, em comparação ao mesmo período do ano passado, a alta chega a 2,79%. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Em valores nominais, o indicador apresentou aumento de 10,14% sobre fevereiro de 2010 e alta de 8,37% em relação a março do ano anterior. Já no acumulado do trimestre as vendas cresceram 9,06%.
“O crescimento das vendas em março em relação ao mês anterior se explica pelo efeito calendário, pois são 31 dias contra 28 em fevereiro. Já no acumulado, a tendência de crescimento permanece, mas com menor impacto, 2,79% em relação ao mesmo período em 2010. Resultado esperado, já que neste ano o primeiro trimestre não contou com as vendas de Páscoa, que serão contabilizadas em abril”, comentou o presidente da Abras, Sussumu Honda.

Oscilações de preços

Em março, o AbrasMercado, analisado pela GfK e que acompanha as oscilações de preços em todo o país, apresentou queda de 0,43% em relação a fevereiro. O índice IPCA/IBGE apresentou alta de 0,79%. No acumulado dos últimos 12 meses, o AbrasMercado avançou 8,3%.
Os produtos com as maiores altas foram os commodities: cebola (+22,56%), batata (+17,94%), tomate (+11,93%) e ovo (+4,28%). Já os produtos com as maiores quedas foram: biscoito maisena (-4,22%), pernil (-3,85%), feijão (-3,53%) e carne traseiro (-3,08%).
Com exceção do Sudeste, que teve alta de 0,02% em sua cesta, todas as outras regiões pesquisadas apresentaram queda: Norte (-1,2%), Sul (-0,44%), Centro-Oeste (-0,29%) e Nordeste (-0,21%).

Mais lojas

Já o 34º Ranking Abras 2011, também divulgado pela entidade, aponta que o faturamento do setor em 2010 alcançou R$ 201,6 bilhões. No ano passado, o número de lojas chegou a 81,1 mil (aumento de 3,6% em relação a 2009), com 919,8 mil funcionários (crescimento de 2,2%) e área de vendas de 19,74 milhões de metros quadrados (aumento de 2,8%). O lucro líquido médio, em 2010, ficou em 1,9% sobre o faturamento.
As três maiores redes supermercadistas do Brasil representam 43% do faturamento do setor –aumento de três pontos percentuais em relação a 2009. As cinco maiores empresas tiveram uma participação de mercado de 46%. Já as dez maiores têm 51% de mercado –três pontos percentuais a mais do que no ano anterior.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar