Venezuelanos estão sendo inseridos no mercado de trabalho

Em: 3 de julho de 2019
https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/07Jul/01/v%20enezuelkano%20salao.jpg

Muitos venezuelanos acolhidos no mercado de trabalho têm sido inseridos no mercado formal. Somente a Semtepi  (Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação) conseguiu a inserção de pelo menos 800 venezuelanos com alguma oportunidade trabalho na capital. Embora muitas vagas que exerçam não sejam nas suas áreas, o órgão, por meio da Prefeitura de Manaus, tem incentivado a contratação desses profissionais que estão disponíveis para ocupar o posto de trabalho, ocupando funções que muitas vezes é rejeitada por outros profissionais. 

De acordo com Ismael Carlos de Morais Ferreira, gestor do Sine/Manaus, a Prefeitura de Manaus por meio da Semtepi, tem fortalecido essa  capacitação e vem se preocupando muito com o número de desempregados na cidade, sejam brasileiros ou estrangeiros. “Devido a necessidade de preencher a demanda de vagas com profissionais capacitados e dentro do perfil solicitado pelos empreendedores, temos investido forte em qualificação profissional e empreendedora para que possamos ocupar as vagas de emprego disponíveis, bem como para que a população possa ter uma nova forma de emprego, criando seu próprio negócio e abrindo novas oportunidades de emprego a comunidade Manauara”, disse ele. Além disso, a secretaria dispõe do Escritório do Empreendedor, que está de portas abertas para orientá-los a terem crescimento e estabilidade em seus negócios.

Conforme o gestor do Sine-AM, apesar do aumento da concorrência no mercado de trabalho em Manaus, as vagas disponibilizadas através do órgão é de acordo com a solicitação da empresa. Ele afirma que não há concorrência entre amazonenses e estrangeiros, e não há  uma divisão por ser estrangeiro. Ele diz ainda que os processos seletivos e as vagas se estendem em igual para ambos. 

“O perfil solicitado é o semelhante para o público estrangeiro e não há modificação no salário oferecido”.  Segundo a dados da secretaria, a área de alimentação é a que mais oferece oportunidades. A construção civil também oferta vagas, principalmente, para ajudante de obras. Entre os outros cargos estão agente de coleta, auxiliar de manutenção predial, eletricista e auxiliar de logística.

Sobre o reflexo desse fluxo ele conta que é visível nos postos do SINE, e para garantir este acesso ao cadastro, são realizadas ações nos locais que atendem os refugiados.Além disso, a secretaria tem trabalhado a parte de qualificação profissional e capacitação empreendedora dos venezuelanos. “Alguns deles têm formação a gente já ministrou curso para uma venezuelana com formação em medicina. Eles estão dispostos também a empreenderem aqui no Estado”, disse o gestor do Sine. 

O Sine Manaus tem parceria com o  Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados). O trabalho do ACNUR, a Agência da ONU para Refugiados, no Brasil é pautado pelos mesmos princípios e funções que em qualquer outro país: proteger os refugiados e promover soluções duradouras para seus problemas. O refugiado dispõe da proteção do governo brasileiro e pode, portanto, obter documentos, trabalhar, estudar e exercer os mesmos direitos que qualquer cidadão estrangeiro legalizado no país.

Setor

Em relação a construção civil os primeiros cinco meses do ano, o saldo é positivo no número de contratações. Segundo os dados do Caged ( Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), nos três primeiros meses do ano, houve um saldo de 213 vagas. E isso é uma crescente, conforme, o presidente do Sinduscon ( Sindicato da Indústria de Construção Civil do Amazonas), Frank Souza, ele afirma que vários fatores indicam que o setor terá ainda mais contratação. “A retomada de obras, o início do verão amazônico e com o pagamento do décimo terceiro, muita gente aproveita para fazer obra.. Esses indicadores sinalizam um campo melhor para o período com ofertas ainda maiores de vagas”. 

Este ano o setor já teve o lançamento de três empreendimentos. No final do ano passado, conforme, Souza, foram seis lançamentos, momento favorável em relação a outros anos. 

“É uma economia mais aquecida. Fora isso, a habitação tem um déficit muito grande e a tendência é  melhorar. Quanto menor o estoque ofertado no comércio, com a moradia econômica, que tem juros menor, mais oportunidades de emprego”, confirma o presidente da entidade.  De acordo com ele a boa performance, embora lentidão a, tem sido responsável pelo investimento em treinamento na contratação destes estrangeiros.  

Programa

O site Hermanitos, plataforma digital também surge com a proposta de ajudar os refugiados a ingressarem no mercado de trabalho. A plataforma já possui mais de 1.200 currículos cadastrados em várias áreas de atuação. Túlio Silva, um dos idealizadores do projeto, conta que o site tem sido fundamental para a intermediação com as empresas. E confirma que o diferencial destes profissionais é a disposição de encarar qualquer atividade e a vontade de estarem economicamente ativos, independente do cargo.  Quem quiser oferecer uma oportunidade de trabalho, pode entrar no site www.hermanito.org e preencher o perfil do profissional que deseja.

Oportunidade

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (SINDUSCON-AM) está cadastrando currículos. Os interessados devem realizar preencher os dados no novo site da entidade sinduscon-am.org.br e enviar o currículos, em formato PDF, pela plataforma.

O SINDUSCON-AM atua como mediador, encaminhando os currículos cadastrados para as 90 empresas associadas ao sindicato. Parte dos currículos cadastrados nesta semana será encaminhada para uma multinacional que atua no segmento da construção civil do Amazonas. A empresa vai contratar, entre outros profissionais, almoxarifes e auxiliares administrativos.

De acordo com o presidente do sindicato, Frank Souza, o novo site oferece serviços aos associados e à sociedade amazonense. “Temos ‘Balcão de Negócios’, eventos, cursos e o ‘Banco de Currículos’. Nós vamos poder divulgar todas as áreas que o setor da construção civil precisa através do site para as empresas associadas, que têm login e senha para entrar na plataforma. As empresas vão ter acesso aos currículos de todas as funções: pintores, serventes, armadores, parte administrativa. Inclusive, a nossa Convenção Coletiva de Trabalho [CCT] está no site, com os valores que devem ser pagos para cada profissional”, destacou.

Cadastro de currículos

Os candidatos às vagas de emprego devem acessar o site do sindicato  e, depois, clicar em ‘Banco de Currículos‘. Em seguida, os interessados devem preencher as informações básicas. Por último, o candidato deve anexar o currículo e enviar o documento.

A administração do SINDUSCON-AM informa que só serão considerados os currículos enviados pelo site.

 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar