O prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), sancionou na noite desta quarta-feira (13), o projeto de lei (PL) nº 435/2013, de autoria do vereador Professor Samuel (PPS), que prevê o tombamento por interesse histórico e cultural da sede do Atlético Rio Negro. A assinatura do documento ocorreu durante a celebração do aniversário de cem anos do clube, na sede da agremiação no Centro da cidade.
“O professor Samuel teve uma ideia brilhante de tombar a sede do Atlético Rio Negro como patrimônio da cidade no momento em que o clube passava pelo risco de ter sua sede leiloada. Fica aqui um exemplo de preocupação com a nossa história”, declarou o prefeito. Após tomar conhecimento de que o Rio Negro iria a leilão, Samuel disse que buscou um procedimento que pudesse resguardar a integridade física do prédio da agremiação e viu no tombamento a preservação da história do clube.
“Graças ao apoio de todos os vereadores da Câmara de Manaus, conseguimos aprovar a proposta em regime de urgência e levá-la ao prefeito Arthur Neto. Não tinha dúvidas de que ele fosse sancionar, porque mais do que muitos conhecem a importância da preservação da memória de um povo e Atlético Rio Negro representa o povo de Manaus”, afirmou Samuel.
O parlamentar destacou que, ao longo da história do clube no futebol, o Rio Negro conquistou 18 títulos do Campeonatos Amazonense profissional, incluindo um tetracampeonato entre 1987 e 1990, além de ser um dos três clubes do futebol local que já participou da principal divisão do Campeonato Brasileiro, em seis edições.
“Ao redor de nosso país existem outros clubes esportivos que foram tombados por se tratar de um patrimônio histórico e de utilidade pública na prática de esportes. Espero que os Poderes Executivo e Legislativo se sensibilizem com a importância que o clube tem para nossa cidade e possam evitar o leilão da sede do Rio Negro, porque o tombamento não retira as dívidas, mas impede que os novos donos façam qualquer mudança em sua estrutura”, finalizou.
Prefeito sanciona o tombamento histórico da sede do Rio Negro
Em: 18 de novembro de 2013
O prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), sancionou na noite desta quarta-feira (13), o projeto de lei (PL) nº 435/2013, de autoria do vereador Professor Samuel (PPS), que prevê o tombamento por interesse histórico e cultural da sede do Atlético Rio Negro
Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Veja também

CNI avalia que Política Nacional de Minerais Críticos fortalece a indústria brasileira
17 de setembro de 2026

Grammy Latino 2026: Anitta, Marina Sena e Marisa Monte são indicadas
17 de setembro de 2026

Campanha de Lula aciona TSE e pede direito de resposta após propaganda eleitoral de Flávio
17 de setembro de 2026

Anúncio com a ressalva ‘só para rodar’ é sinal de documentação irregular
17 de setembro de 2026

Conselho sobre minerais críticos é detalhado com 18 competências e reforça teor geopolítico
17 de setembro de 2026

Brasil Soberano 3 começa a receber pedidos de empréstimos de empresas
17 de setembro de 2026

Produção agrícola brasileira superou R$ 927 bilhões em 2025
17 de setembro de 2026

Píer provisório do Chibatão segue para Itacoatiara e reforça logística durante vazante
17 de setembro de 2026