‘Agenda’ busca união da bancada nortista

Em: 9 de abril de 2013
Intenção é ampliar a força da bancada amazonense em Brasília
Intenção é ampliar a força da bancada amazonense em Brasília

Apesar das hostilidades manifestadas ao modelo Zona Franca de Manaus por parte de lideranças nortistas, empenhadas em impulsionar a criação de ZPEs (Zonas de Processamento de Exportação), com o apoio de governadores e parlamentares do Sul e do Sudeste, o deputado federal Francisco Praciano (PT/AM) garantiu ontem (8) ao Jornal do Commercio que seguirá em frente com a sua luta para unir a bancada nortista em torno de objetivos comuns no Congresso Nacional.
“Acredito no bom senso de cada um, tendo em vista o fato de nossa região necessitar unir suas forças políticas para poder enfrentar as bancadas das regiões do Sul e do Sudeste no Congresso”, disse ele, destacando que a representação nortista soma 97 parlamentares. “Isso demonstra que podemos ser fortes, mas só se nos unirmos”, ressalta.
Praciano articula o movimento em parceria com os deputados federais Sebastião Bala Rocha (PDT-AP) e Márcio Junqueira DEM-RR). “Estamos criando a Agenda Amazônica”, explica Praciano, salientando que a agenda será fundamental para a consolidação dos objetivos do movimento em favor da união.
A agenda, de acordo com ele, incluirá reuniões com os membros das bancadas federais dos Estados nortistas no Congresso nos próximos dias, além de entendimentos com os governadores da região e visitas e debates nas Assembleias Legislativas. Ele acha que a atual onda de ataques à ZFM não prejudicará o movimento. “Nossos objetivos deverão estar acima de tudo”, observa, assegurando que o movimento seguirá o exemplo da bancada nordestina, que possui cerca de 100 parlamentares e é respeitada no Congresso. “Desunidos, não ganhamos nada contra as outras regiões, mas, se somarmos nossas forças como faz o Nordeste, aí, sim, conseguiremos fazer valer nossos projetos e nossas reivindicações”, revela.
Praciano desmente que a luta pelas ZPEs, em beneficio principalmente de Roraima, Amapá e Rondônia, não prejudicará o movimento. “Asseguro que isso não nos atrapalhará”, aponta. As ZPEs são áreas de livre comércio com o exterior e podem contribuir para agregação de valor para produção exportável. Os principais benefícios para as indústrias se instalarem nos Estados com ZPEs são a suspensão de impostos, procedimentos administrativos simplificados e liberdade cambial.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Pesquisar