É um fato que todo mundo sabe que nem todas as preces são atendidas. Céticos veem nisso uma prova de que preces não funcionam simplesmente. O que esquecem é que a prece para acontecer, tem que ser feita eficazmente, com a aplicação clara de seus fundamentos científicos. Só então se saberá porque uma dada prece não produziu efeitos à saúde e a outros benefícios na medida prática para torna-la eficaz.
E uma vez descoberto que as preces não são atendidas da forma desejada? O que fazer, então? Sucede, é preciso compreender as principais razões de tal desalinho. E elas são: falta de confiança e esforço inadequado. Muitas pessoas bloqueiam o atendimento da prece porque não compreendem claramente o funcionamento da mente subconsciente. Quando sabe como ela funciona, desenvolve-se confiança.
Há que lembrar de que, em todas as ocasiões em que é aceita uma ideia, a mente subconsciente começa imediatamente a executá-la. Com esse objetivo, utiliza todos os poderosos recursos de que dispõe. Esta lei aplica-se, porém, não só às boas, mas também às más ideias. Em consequência, se o uso do consciente for negativo, o subconciente lhe trará problermas, fracassos e confusão. Se o faz construtivamente, pode contar com orientação, liberdade de ação e paz de espírito.
A resposta correta é inevitável quando seus pensamentos são positivos, construtivos e generosos. Disso se segue, obviamente, que a única coisa que deve ser feita para evitar o fracasso é conseguir que o subconsciente aceite sua ideia ou pedido. Sinta-lhes a realidade neste momento e a lei da mente fará o resto. Acreditando e confiando, transfira o pedido ao subconsciente, que assumirá o trabalho e o atenderá.
No entanto se dará o fracasso em todas as ocasiões em que tentar forçar o subconsciente a fazer alguma coisa. Os resultados que deseja vão se tornar mais distantes, e não mais próximos.
ideia pela mente consciente.
O fracasso na obtenção de resultados pode ocorrer pelo fato de se fazer mentalmente afirmações como as seguintes:
. As coisas estão piorando quanto à saúde.
. Não vou jamais obter resposta.
. Não vejo solução para isso.
. Não tem jeito.
. Não sei o que fazer.
. Estou muito confuso.
Se faz essas afirmações, nenhuma resposta ou cooperação vai receber do subconsciente. Tal como o soldado marcando passo, não se vai para a frente nem para traz. Em outras palavras, não se vai a lugar nenhum.
Imagine que entra num taxi e dá ao motorista uma meia dúzia de endereços diferentes. Ele ficará inteiramente confuso. E pode recusar-se a fazer a corrida. Mesmo que ele tente seguir as instruções, as probabilidades ditam que não. Onde você acabaria por chegar é puramente especulativo.
O mesmo acontece quando se trabalha com os poderes imensos do subconsciente. Você precisa ter uma ideia bem clara em mente. Tem que chegar à certeza de que há um jeito, uma solução para a irritante doença. Mas só a inteligência infinita do subconsciente sabe a resposta. Quando, na mente consciente, se chega a uma conclusão clara, há uma decisão, e segundo no que se acredita assim se fará.
Use a imaginação, não a força de vontade! Sucede, obter a cooperação dos poderes do subconsciente não é a mesma coisa que empurrar um obstáculo. Fazer mais força não vai produzir melhores resultados. Ao invés disso, visualize o objetivo como atingido e o estado de satisfação que ele produz. Vai descobrir que o intelecto tenta interferir, esforça-se para descobrir maneiras de resolver o problema e impô-las ao subconsciente.
Resista. Esqueça sua habilidade intelectual na solução de problemas. Insista em manter aquela fé simples, básica, que produz milagres. Imagine-se sem a doença ou os demais problemas. Imagine a satisfação emocional de bem-estar na situação que deseja. Elimine do processo todas as complicações. A maneira simples, afinal, é a melhor.
Da imaginação disciplinada. Sucede, uma maneira maravilhosa de obter resposta do subconsciente é pela imaginaçãodisciplinada, ou científica. Conforme visto, o subconsciente é o arquiteto e o construtor do corpo. E lhe controla todas as funções vitais.
Diz a Bíblia: E tudo quanto pedires em oração, crendo, recebereis. Crer é aceitar algo como verdadeiro, viver no estado de crença. Mantendo esse estado de espírito, se desfrutará a alegria da prece atendida.
Sucede, eis os três passos para o sucesso na oração, já que a oração bem sucedida implica no seguinte:
- Reconheça ou admita o problema.
- Transfira o problema para a mente subconsciente, a única que conhece a solução mais eficaz ou a maneira de resolvê-lo.
- Relaxe, com a convicção profunda de que já obteve o que pediu.
Atenção, dúvidas e hesitação nada mais fazem do que enfraquecer a prece. Jamais diga a si mesmo: “Como eu gostaria de ser curado” ou “Tomara que isso funcione”. O sentimento sobre o que vai ser feito é que dá o tom. A harmonia é sua. Convença-se de que terá saúde.
Dúvidas e hesitação nada mais fazem do que enfraquecer a prece. Jamais diga a si mesmo: “Como eu gostaria de ser curado” ou “Tomara que isso funcione”. O sentimento sobre o que vai ser feito é o que dá o tom. A harmonia é sua. Convença-se de que terá saúde.
Você se torna eficiente ao transformar-se em veículo do poder curador infinito da mente subconsciente. Com convicção total, transfira a ideia de saúde ao subconsciente. Em seguida, relaxe. Entregue-se ao poder que ele possui. E diga ao estado ou circunstância em que se encontra: “Isso também passará!” Por meio do relaxamento e da convicção, você impregna a mente consciente. Com isso a energia cinéticas que existe por trás da ideia assume o comando e a manifesta como realidade concreta.
Pode acontecer de conseguir o oposto daquilo por que se reza. Dá-se que as palestras de Emile Coué, celebre psicólogo francês, granjearam-lhe um sem-números de admiradores nos Estados Unidos. Em de seus insights mais importantes, ele disse o seguinte: Quando desejos e imaginação estão em conflito, a imaginação invariavelmente vence.
Ele dava a esse fato o nome de lei do esforço contraproducente.
O pensamento “Vou usar minha força de vontade para vencer o fracasso. O esforço mental, frequentemente, leva à derrota autoimposta, criando o opsto do desejado. Focalizar-se na necessidade de usar a força de vontade implica enfatizar a condição de impotência.
Você, quem sabe, descobre que pensa o seguinte:
. Eu quero cura. Por que não posso consegui-la?
. Eu me esforço tanto. Por que não consigo resultados?
. Tenho que me obrigar a rezar com mais determinação.
. Preciso usar toda a força de vontade que tenho.
É preciso compreender onde está o erro. Vai ver, está se esforçando demais! Jamais se tente obrigar o subconsciente a aceitar uma ideia usando força de vontade. Essas tentativas estão condenadas ao fracasso. Na maioria das vezes, termina-se obtendo o oposto daquilo pelo que rezou. A ausência de esforço é o melhor caminho.
Já aconteceu alguma coisa como as seguintes? Vai submeter-se a algum tipo de exame. Investiu muito tempo estudando e recapitulando a matéria. Acha que assimilou bem. Mas quando olha para a folha em branco da prova descobre que sua mente ficou ainda mais branca. Tudo que sabia sobre o assunto sumiu. Não consegue recordar nem um único pensamento relevante. Trinca os dentes e convoca toda a sua força de vontade; porém, quanto mais se esforça, mais parece que o conhecimento se afasta.
Frustrado há um abandono da sala. Diminui a pressão mental. De repente as respostas que andou procurando com tanto desespero, minutos antes, fluem provocadas na mente. Foi dito pessoalmente que sabia a matéria e, era um fato… mas não quando precisou dela. O erro que cometeu foi tentar forçar-se a lembrar. De acordo com a lei do esforço contraproducente, essa atitude levou não ao sucesso, mas ao fracasso. O que conseguiu foi o oposto daquilo que pediu ou orou.
Por fim, esta é a realidade…
—
É advogado (OAB/AM 436) e articulista. Ex-bancário BEA e Bco. do Brasil, no Rio, Cursou Direito, Contabilidade, Jornalismo, Lecionou História, Contacto:Bosco@Jackmonthadvogados com.br.92948544















